FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6899

Palavras-chave:

Educação Profissional, formação continuada, saberes docente

Resumo

O docente que possui qualquer formação inicial que não seja a licenciatura necessita de uma complementação pedagógica para atuar na docência. Para isso, nos últimos anos os IFs vêm buscando implantar cursos de formação pedagógica, haja vista habilitar e capacitar os docentes que ainda não possuem tal formação. Nesse estudo objetivou-se avaliar a importância da formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. A pesquisa de campo foi realizada durante o ano letivo de 2017, sendo necessárias as seguintes etapas: análise documental (perfil para participar da pesquisa), aplicação dos questionários a todos os professores com a formação de tecnólogo, totalizando doze professores, sendo que apenas 9 responderam o questionário. Por meio do questionário foi possível traçar o perfil do docente, no que se refere a sexo, faixa etária, regime de trabalho, formação, experiência profissional (no magistério e em outras atividades), as especificidades e os desafios da prática docente na Educação Profissinal e Tecnólogica (EPT), conforme em estudos realizado por Silva (2003) e Pena (2014) ).  Todavia, todo e qualquer docente deve atender ao processo de ensino / aprendizagem, sendo que antes devem ter conhecimento das diversidades e modalidades de ensino, situações e contexto social em que os discentes vivem, de modo que atendam aos anseios da sociedade como um todo.  Os docentes que participaram dessa pesquisa salientaram que os cursos de formação continuada contribuem consideravelmente para a formação do tecnólogo, tendo em vista que é de suma importância para prática docente no sentido de aprimoramento de métodos de avaliações, aulas inovadoras, construção de provas contextualizadas, conhecer novas perspectivas sobre o ensino e regulamentações voltadas para atuação docente.  Na dinâmica ensino / aprendizagem os docentes necessitam de capacitação para atender de forma satisfatória as diferentes modalidades de ensino e diversidade de cursos ofertados pela Instituição.

 

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Biografia do Autor

Elisabete Piancó Sousa, Instituto Federal do Amapá

Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia Centec FATEC
Cariri(2009) e Especialização em Ensino de Química pela
Universidade Regional do Cariri URCA(2010). Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Engenharia Agrícola na Área de Processamento e Armazenamento
de Produtos Agrícolas UFCG.
Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), lotada no Campus
Macapá. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em controle de qualidade, atuando principalmente em gestão de
qualidade, processamento, armazenamento e análises físico-químicas.

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Publicado

03/12/2019

Como Citar

Sousa, E. P., de Sales, A. L., Da Silva, J. D. P., Lemos, D. M., & França, E. T. S. S. (2019). FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ. HOLOS, 1, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6899

Edição

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ARTIGOS

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