Ensino técnico em enfermagem

novas estratégias pedagógicas com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.16241

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Aprendizagem significativa, Técnico em enfermagem

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula e a experiência com o uso de Recursos Educacionais Digitais (RED) na prática docente, no Curso Técnico em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, fazendo uso da coleta de dados por meio de questionários com perguntas objetivas e abertas, respondido por nove professores do Curso Técnico em Enfermagem de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Alagoas. Os resultados evidenciaram a importância das TDIC para a aprendizagem significativa, a dinamicidade e interatividade das aulas remotas. Algumas questões apontaram para a dificuldade de acessibilidade digital, o que pode limitar e/ou dificultar o aprendizado de alguns alunos do processo de ensino e aprendizagem, ressaltando a necessidade de garantir o acesso às TDIC para todos os alunos.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Florêncio, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Mestra em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina - FAMED, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Área de estudo Educação em Saúde com metodologias ativas. Linhas de Pesquisa: Interação Ensino, Serviço e Comunidade; Tecnologias Educacionais. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

André Luis Canuto Duarte Melo, Instituto Federal de Alagoas

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de ensino – RENOEN, Polo Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Área de estudo: Engenharia Elétrica, com ênfase em sistema de potência e telecomunicação, nos seguintes temas: educação, tecnologia, elétrica e automação. Linha de pesquisa: educação e tecnologia. Professor do Curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. Área de estudos: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação. Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas -UFAL, com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino - Renoen.

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Publicado

08/06/2025

Como Citar

Florêncio, P., Canuto Duarte Melo, A. L., & Leopoldo Mercado, L. P. (2025). Ensino técnico em enfermagem: novas estratégias pedagógicas com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. HOLOS, 6(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.16241

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