PROCESSO EDUCATIVO NA SAÚDE: COMO TORNAR “VIVO” O ENSINO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, EM UM MOMENTO DE PANDEMIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.10540

Palavras-chave:

Saúde e educação, Ensino Técnico, Processo de Ensino-Aprendizagem, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Tecnologia Educacional

Resumo

A pandemia pela COVID-19 e a recomendação do isolamento social/espacial impuseram a suspensão das aulas presenciais, afetando as instituições de ensino no país. Porém, as escolas de formação em saúde se viram pressionadas a manterem a formação para atender às demandas dos serviços por profissionais. Este trabalho visa relatar a experiência de adaptação do processo de formação, da modalidade presencial para a não presencial, de um Curso Técnico em Enfermagem. Esta escrita surgiu da iniciativa de convergir uma abordagem teórico metodológica já utilizada no campo da saúde, “o trabalho vivo em ato” de Merhy, com os pressupostos sobre o processo de ensino-aprendizagem, de Paulo Freire.  Foi urgente às docentes do curso a busca pela formação e o conhecimento sobre os ambientes virtuais de aprendizagem. As reflexões que emergiram, a partir dessa experiência concluíram que a contemporaneidade e o acesso facilitado às tecnologias da informação demandam um reposicionamento docente e discente em relação a elas. Qualquer que seja a metodologia utilizada em processos de ensino e aprendizagem, os melhores resultados foram encontrados naquelas que proporcionaram a construção do conhecimento de forma coletiva e dialógica. A convivência física, não sendo possível em um momento de isolamento espacial, foi substituída por ferramentas que possibilitaram o “convívio virtual” entre docentes e discentes.

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Biografia do Autor

Fernanda Miranda Seixas Einloft, Grupo Hospitalar Conceição

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Atualmente é enfermeira da Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública e Saúde da Família. Exerce atividades docente, na área de ensino em saúde. É facilitadora do Estágio (teórico-prático) de Gerenciamento da Residência Multiprofissional em saúde e Residência Médica.

Dinara Dornfeld, Grupo Hospitalar Conceição

Possui graduação em Enfermagem pela UFRGS (1999), especialização em Enfermagem Neonatal pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2002), especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFRGS (2011). Atualmente é docente na Escola GHC / Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde; coordenadora do Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno HNSC/HCC/SSC e supervisora do Programa Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia da Residência Multiprofissional em Saúde do GHC .

Cecilia Biasibetti Soster, Grupo Hospitalar Conceição

Graduada em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Especialista em Enfermagem de Emergência (2015). Mestranda do PPG Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Atua como enfermeira docente na Escola GHC. Atua como voluntária no Departamento de Socorro e Desastres e Departamento de Migrantes da Cruz Vermelha Brasileira RS, nas áreas de resgate, instrução de cursos e formações e ações humanitárias de saúde.

Michele da Rosa Ferreira, Grupo Hospitalar Conceição

Possui Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Luterana Do Brasil (2007). Conclusão da especialização em Neonatologia pelo Centro Universitário São Camilo em 2012. Mestrado em Avaliação e Produção de Tecnologias em Saúde, no Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde- Grupo Hospitalar Conceição. Conclusão em Março de 2019. Especialização em Saúde Quântica pelo IBPEX, concluída em 2017. Atuou como docente das Escolas de Técnico de Enfermagem no Instituto Pró Universitário Canoense e Universitário de Alvorada de 2008 a 2014. De 2010 a 2015 atuou como enfermeira na linha de cuidados Mãe-bebê no Hospital Nossa Senhora da Conceição, atualmente desempenha a função de Responsável Técnica e docente do Curso Técnico em Enfermagem da escola Técnica do Grupo Hospitalar Conceição. Proprietária da empresa Sling Aconchego consultoria em Aleitamento Materno e cuidado infantil, ministra cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros na infância.

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Publicado

23/11/2020

Como Citar

Einloft, F. M. S., Dornfeld, D., Soster, C. B., & Ferreira, M. da R. (2020). PROCESSO EDUCATIVO NA SAÚDE: COMO TORNAR “VIVO” O ENSINO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, EM UM MOMENTO DE PANDEMIA?. HOLOS, 5, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10540

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

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