ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE JOVENS NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO POR SEXO E FAIXA ETÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17405Palavras-chave:
Direito à Educação, Gestão Educacional, Desigualdade, Formação crítica e reflexiva, Participação Social.Resumo
O estudo sugere oferta de educação crítica e reflexiva inspirada na Pedagogia Social de Paulo Freire. O objetivo foi analisar quanti-qualitativamente a distribuição de jovens do ensino médio brasileiro da rede pública estadual de ensino, por sexo e faixa etária de 15 a 17 anos, no ano de 2020. Metodologicamente tratou-se de análise documental de informações do Observatório de Educação do Instituto Unibanco com posterior interpretação dos dados. Verificou-se que, em todas as regiões do país, a frequência de meninas no ensino médio foi superior à de meninos. Assim, instrumentos e medidas devem ser valorizados para redução da diferença percentual e sugere-se a implantação de políticas educacionais que estimulem a formação crítica e reflexiva do educando. Conclui-se que a permanência de jovens de ambos os sexos no ensino médio, com formação crítica e reflexiva, os capacita para o exercício da cidadania e a participação ativa na sociedade.
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