AGENTES INTELIGENTES PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.15584Palavras-chave:
Agentes inteligentes, Ambientes virtuais, Inteligência artificial, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias EducacionaisResumo
A aplicação de agentes inteligentes em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem iniciou-se na década de 1990, quando pesquisadores começaram a explorar a possibilidade de incorporar tecnologias de inteligência artificial em softwares educacionais. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar o conhecimento atual sobre a utilização de agentes inteligentes em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. A metodologia considerou a formulação de questões norteadoras, seleção de estudos, avaliação, extração e análise de dados que apontaram como os agentes inteligentes podem ser utilizados em etapas do processo educacional. Como resultados, destaca-se que o objeto de estudo tem crescido como área de pesquisa nos últimos anos. Entretanto, é importante ressaltar que a aplicação de técnicas de inteligência artificial na educação, impõe desafios, tais como, a necessidade de integrá-las com as práticas pedagógicas existentes, além da preocupação com questões éticas e de privacidade de dados.
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