O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA – QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.5721Resumo
Vencidos os desafios para que a Sociologia se tornasse obrigatória nos três anos do ensino médio, o ensino dessa disciplina suscita várias reflexões. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, a partir das leituras realizadas no contexto do Curso de Mestrado em Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros – PPGE/UERN. O objetivo do artigo é abordar os principais pontos da formação e da prática docente do professor de Sociologia. Tendo em vista toda a trajetória da disciplina para se firmar como obrigatória nos três anos do ensino médio. Esse trabalho está organizado em três partes, sendo embasado bibliograficamente em MORAES (2007), MEIRELLES (2002), SILVA; SANTOS; SILVA (2009), TARDIF (2010), IANNI (2011) dentre outros. Inicialmente, abordam-se os principais pontos de contradição entre a formação e a prática docente do professor de Sociologia, pois a discrepância na formação desses profissionais já podia ser observada desde a década de 30 a partir da criação das primeiras universidades e cursos de ciências sociais no Brasil. Em seguida, Além das questões que norteiam a formação dos professores de Sociologia que lecionarão no ensino médio apresentam-se, também, alguns desafios a serem vencidos por esses profissionais no espaço da sala de aula. Desta feita, com o ensino da referida disciplina busca-se a formação do indivíduo questionador que não se acomoda diante dos fatos, criticando o senso comum.
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Referências
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