O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA – QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5721

Resumo

Vencidos os desafios para que a Sociologia se tornasse obrigatória nos três anos do ensino médio, o ensino dessa disciplina suscita várias reflexões. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, a partir das leituras realizadas no contexto do Curso de Mestrado em Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros – PPGE/UERN. O objetivo do artigo é abordar os principais pontos da formação e da prática docente do professor de Sociologia. Tendo em vista toda a trajetória da disciplina para se firmar como obrigatória nos três anos do ensino médio. Esse trabalho está organizado em três partes, sendo embasado bibliograficamente em MORAES (2007), MEIRELLES (2002), SILVA; SANTOS; SILVA (2009), TARDIF (2010), IANNI (2011) dentre outros.   Inicialmente, abordam-se os principais pontos de contradição entre a formação e a prática docente do professor de Sociologia, pois a discrepância na formação desses profissionais já podia ser observada desde a década de 30 a partir da criação das primeiras universidades e cursos de ciências sociais no Brasil. Em seguida, Além das questões que norteiam a formação dos professores de Sociologia que lecionarão no ensino médio apresentam-se, também, alguns desafios a serem vencidos por esses profissionais no espaço da sala de aula.  Desta feita, com o ensino da referida disciplina busca-se a formação do indivíduo questionador que não se acomoda diante dos fatos, criticando o senso comum.

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Biografia do Autor

Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora de Legislação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Princesa Isabel. Mestre em Ensino - Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências Humanas e Sociais - no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017). Possui Pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2008).

Nádia Farias dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP/1996) e Especialização em Tecnologia Educacional (FIP/UFPB/1999) e em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase no Semiárido Paraibano (UFCG/2013). Trabalha como Supervisora pedagógica na E.E.E.F.M. Auzanir Lacerda e como professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII/Patos-PB. É aluna do Curso de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM),vinculada a Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências Humanas e Sociais, desenvolvendo a dissertação ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: entre saberes e fazeres docentes.

Raimundo Fábio da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do Curso de MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Possui ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO pela UFRN (2016) e em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (2008). Graduação em FILOSOFIA pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (2008).Tem experiência em todos os níveis da Educação Básica, como também experiência de docência no Ensino Superior, principalmente no curso de Pedagogia, nas áreas filosóficas, sociológicas e de psicologia da aprendizagem.

Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Especialização em Metafísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

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TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

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Publicado

06/09/2017

Como Citar

de Melo Brunet, P. D., Santos, N. F. dos, Silva, R. F. da, & Santos Filho, I. O. dos. (2017). O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA – QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE. HOLOS, 3, 32–40. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5721

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ARTIGOS