PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9483

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Deficientes Visuais, Revisão Sistemática

Resumo

A Matemática é essencial para o desenvolvimento básico e para formação de indivíduos, portanto, cabe uma preocupação específica quanto ao seu ensino a deficientes visuais. A adaptação ou desenvolvimento de materiais adequados, tem o objetivo de garantir equidade entre os estudantes. Sendo assim, é importante estimular a reflexão e difundir os estudos de novas tecnologias auxiliares no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. Esta pesquisa buscou reunir e sistematizar propostas dessa natureza, voltadas ao ensino de matemática.  Foram identificados 138 trabalhos, sendo 46% considerados eficientes; 30% satisfatórios; 4% necessitam de melhorias; e 1% ineficientes. Quanto aos conteúdos, as maiores quantidades referem-se à Geometria e Aritmética. Com relação às metodologias, as mais adotadas foram: Materiais Manipulativos e Tecnologias Assistivas. O conteúdo sistematizado pode contribuir com a difusão do conhecimento, favorecendo um ensino de matemática mais igualitário aos deficientes visuais.

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Biografia do Autor

Francisco Cleiton Soares Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Técnico em Informática pelo IFRN - campus João Câmara (2013), graduado em Matemática (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista (2019) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo IFRN - campus Parnamirim. Mestrando do PROFMAT (mestrado profissional) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente, Professor do estado da Paraíba e membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). Tem experiência/interesse nas áreas de Informática e Programação, Matemática, Ensino de Matemática e Tecnologias Educacionais. E-mail: cleiton.sb04@gmail.com

Elthon John Rodrigues de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado (2006) em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduando em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista (2011) em Gestão e Organização Escolar pela Universidade Potiguar - UnP. Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente, Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN e Coordenador do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). Tem experiência/interesse nas áreas de Matemática, Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Energias e Engenharia de Petróleo. E-mail: elthon.medeirosl@ifrn.edu.br

Stella Regina Rodrigues de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus João Câmara e Campus Zona Leste. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Segurança do Trabalho, Metodologia Científica e Ensino de Ciências. Atualmente participa como membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). E-mail: stella.medeiros@ifrn.edu.br

Raimundo Nonato de Medeiros Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Licenciatura em Física, Especialização em Gestão e Organização Escolar e Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás, hodiernamente é doutorando em Ciência e Engenharia de Petróleo. Tem experiência nas áreas de Formação Docente, Experimentação e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Física, Ciência e Engenharia de Petróleo e Gás. Foi tutor do Programa de Educação Tutorial - PET da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus João Câmara, onde atualmente é professor, e coordenador do grupo de pesquisa Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC) e membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências, e do Núcleo de Pesquisa em Formação Docente e Ensino de Física. E-mail: nonato.junior@ifrn.edu.br

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Publicado

31/12/2020

Como Citar

Soares Barbosa, F. C., Rodrigues de Medeiros, E. J., Rodrigues de Medeiros, S. R., & de Medeiros Júnior, R. N. (2020). PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA. HOLOS, 8, 1–37. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9483

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ARTIGOS

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