PROPOSTA DE EXPERIMENTO SUBSTITUINDO METAL PESADO NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Márcia Gorette Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Livia Cristina dos Santos Silva IFRN
  • Fernanda Marur Mazzé UFRN
  • Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde UFPI

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3930

Palavras-chave:

reações redox, metal pesado, rejeito químico, ensino superior

Resumo

A preocupação ambiental permeia os diferentes âmbitos de ensino e pesquisa tanto nacional como internacional. Não obstante, ainda é possível observar a presença de experimentos, em instituições de ensino superior, que provoque impacto visual como, por exemplo, a precipitação do iodeto de chumbo, um produto químico que contém metal pesado. Evitar a geração de rejeitos químicos perpassa a formação do profissional como parte do seu dia-a-dia. Este artigo relata uma proposta de substituição de um experimento nas aulas de química geral experimental do ensino superior que tem como produto o metal pesado chumbo (Pb) envolvendo uma reação de oxidação-redução com a formação de precipitado sem a presença de um metal pesado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

graduada em Quimica Industrial pela UFPA (1991) e em Licenciatura em Química (1999) pela UFRN, mestre em Engenharia Química (1995) pela UFRN, especialista em CTS pela Universidade de Oviedo (2001), doutora em Educação (2003) pela UFRN e pós-doutorado (2014) em Ensino de Ciências pela Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) como bolsista Capes. Atuou na escola da educação básica por 10 anos. É vinculada ao Instituto de Química da UFRN como professor Associado I. Entre as funções atuais inclui a coordenação do doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN e a participação como membro do projeto de pesquisa Observatório da Educação (OBEDUC-2013). Coordenou o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Química no período de 2008-2013, exerceu cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional) da UFRN e atuou como coordenadora pedagógica do Programa de Bolsas REUNI na Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenou e atuou como membro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com a Universidade de Coimbra e na Universidade do Minho, no período de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, na formação de professores e estratégias de ensino.

Livia Cristina dos Santos Silva, IFRN

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e licenciada em química pela UFRN. Professora de Química da licenciatura em química e dos cursos técnicos integrados do IFRN - Currais Novos. Trabalho com temáticas da área de ensino de ciências, tais como: Argumentação, Concepções alternativas, ensino por investigação, resolução de problemas, CTS, Práticas epistêmicas e materialismo dialético.

Fernanda Marur Mazzé, UFRN

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto, mestrado em Química pela USP-RP, doutorado em Química pela USP-RP e Pós-Doutorado pela USP-São Carlos. É professora adjunta II do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos cursos de Licenciatura em Química e de Bacharelado em Química. Atualmente é coordenadora do subprojeto PIBID-Química da UFRN. É membro da equipe do Programa de Licenciaturas Internacionais, com os projetos interdisciplinares envolvendo alunos de licenciatura em Química, Biologia, Física e Matemática da UFRN, aprovados em 2012 e 2013.

Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde, UFPI

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma instituição (2010). Professora do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Pesquisa sobre Experimentação no Ensino de Ciências, gerenciamento de resíduos químicos em atividades experimentais para a educação básica, elaboração de materiais didáticos para o ensino de Ciências, projetos no ensino de Ciências, formação de professores e práticas pedagógicas. Participou do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), como Professora-Pesquisadora Formadora II para o curso de Ciências da Natureza 2ª Licenciatura. E Professora da Licenciatura em Química na EAD. Foi Subchefe e posteriormente Coordenadora do curso Licenciatura em Ciências da Natureza. Atualmente é Coordenadora do PIBID na área de Ciências da Natureza na UFPI

Referências

ABREU, D.G.; IAMAMOTO, Y. Relato de uma experiência pedagógica no ensino de química: formação profissional com responsabilidade ambiental. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 582-584, 2003.

AFONSO, J.C. et al. Gerenciamento de resíduos laboratoriais: recuperação de elementos e preparo para descarte final. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 602-611, 2003.

AFONSO, J. C.; SILVEIRA, J. A.; OLIVEIRA, A.S.; LIMA, R.M.G. Análise sistemática de reagentes e resíduos sem identificação. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 157-165, 2005.

ALBERGUINI, L.B.A.; SILVA, L.C.; REZENDE, M.O.O. Tratamento de resíduos químicos: Guia prático para a solução dos resíduos químicos em instituições de ensino superior. São Carlos: Ed. RiMa, 2005.

______. Laboratório de resíduos químicos do Campus USP - São Carlos: Resultados da experiência pioneira em gestão e gerenciamento de resíduos químicos em campus universitários. Química Nova, v. 26, n. 2, p. 291-295, 2003.

AMARAL, S.T. et al. Relato de uma experiência: recuperação e cadastramento de resíduos dos laboratórios de graduação do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Química Nova, v. 24, n. 3, p. 419-423, 2001.

ATAÍDE, M.C.S. Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica. Natal, 2010. Dissertação de mestrado. Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.

ATAÍDE, M.C.E.S.; SILVA, M.G.L.; DANTAS, J.M. Experimentos em livros didáticos: aspectos relacionados a segurança e rejeitos químicos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 61-78, 2009.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios da Química. 5ª Ed. Bookman Ed. 2011.

BRASIL. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2011. Disponível em <http://www.mma.gov.br>.

BENDASSOLLI, J. A. et al. Reciclagem de cobre proveniente de analisador automático de carbono e nitrogênio. Química Nova, v. 25, n. 2, p. 312-315, 2002.

CARVALHO, P. R. Boas práticas químicas em biossegurança. Rio de Janeiro: Interciência, 1999.

CUNHA, C.J. O programa de gerenciamento dos resíduos laboratoriais do depto de química da UFPR. Química Nova, v. 24, n.3, p.424-427, 2001.

FELISBERTO, R. et al. De resíduo a insumo: a construção do caminho para uma química mais limpa através de um projeto de ensino. Química Nova, v. 31, n. 1, p. 174-177, 2008.

FERREIRA et al. Gerenciamento de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 3, 2005.

FERRO, E. S.; LONGHINOTTI, E.; BORGES, S. S. S. Reaproveitamento de soluções utilizadas em laboratórios de Química Analítica. In: Congresso Brasileiro de Química, 47. 2007, Natal. Anais... Natal: CBQ, 2007.

GIOVANNINI, J.G.; TAVARES, G.A.; BENDASSOLLI, J.A. Avaliação das técnicas de precipitação química e encapsulamento no tratamento e destinação conjunta de resíduos líquidos contendo cromo e vidrarias de laboratório. Química Nova, v. 31, n. 3, p. 676-679, 2008.

GILONI-LIMA, P. C.; LIMA, V. A. Gestão integrada de resíduos químicos em instituições de ensino superior. Química Nova, v. 31, n. 6, p. 1595-1598, 2008.

GIMENEZ, S.M.N. et al. Diagnóstico das condições de laboratórios, execução de atividades práticas e resíduos químicos produzidos nas escolas de ensino médio de Londrina-PR. Química Nova na Escola, n. 23, maio, p. 32-36, 2006.

GONÇALVES, M. et al. Gerenciamento de resíduos sólidos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, v. 15, março, p. 79-84, 2010.

HIRATA, M. H.; FILHO, J. M. Manual de biossegurança. São Paulo: Manole, 2008.

JARDIM, W. F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, v. 21, n.5, p. 671-673, 1998.

MACHADO, P. L.; MOL, G. S. Experimentando com Segurança. Química Nova na Escola, v. 27, n. 1, p. 57-60. 2008.

MORITA, T.; ASSUMPÇÃO, R.M.V. Manual de soluções, reagentes e solventes – padronização, preparação, purificação, indicadores de segurança e descarte de produtos químicos. São Paulo: Ed. Blucher, 2007.

MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H. Química. 1ª. Ed. Scipione. São Paulo, 2007.

SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos – um estudo de caso. Ciência & Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008.

PENATTI, F. E.; GUIMARÃES, S. T. L. Avaliação dos riscos e problemas ambientais causados pela disposição incorreta de resíduos de laboratórios. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, jan./abr., p. 43-52, 2011.

PUNA, J.F.B.; BAPTISTA, B.S. A gestão integrada de resíduos sólidos urbanos – Perspectiva ambiental e econômico-energética. Química Nova, v. 31, n.3, p. 645-654, 1998.

PUGLIESI et al. Gestão de resíduos no IQ-UFF – Parte III. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 47. 2007, Natal. Anais... Natal: CBQ, 2007.

TAVARES, G. A.; BENDASSOLLI, J. A. Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa no CENA/USP. Química Nova, v. 28, n. 4, p. 732-738, 2005.

UFRN. Relatório Interno – Divisão de Meio Ambiente/UFRN, 2009 (material mimeo).

Downloads

Publicado

20/04/2016

Como Citar

Silva, M. G. L. da, Silva, L. C. dos S., Mazzé, F. M., & Ataíde, M. C. E. S. (2016). PROPOSTA DE EXPERIMENTO SUBSTITUINDO METAL PESADO NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR. HOLOS, 2, 132–141. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3930

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.