TIRINHAS EM SALA DE AULA: O QUE SABEM OS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA?
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.832Resumo
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa com 22 alunos da licenciatura em física, na disciplina de Metodologia para o ensino de física, no curso de Física, na Universidade Federal do Piauí. Ela consiste na captação de informação dos futuros professores de física sobre o uso de tirinhas e histórias em quadrinhos com potencialidade de aplicação nas aulas de física. Como um dos principais resultados, notou-se que é de suma importância um momento de reflexão e discussão sobre as potencialidades e dificuldades do uso de tais ferramentas para a efetiva assimilação dos estudantes pesquisados, os quais ou já são ou serão professores de física no ensino médio.Downloads
Referências
CARVALHO, A. M. P; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. Tradução de Sandra
Valenzuela. São Paulo: Cortez, 1993.
CARVALHO, L. S; MARTINS, A. F. P. Os quadrinhos nas aulas de Ciências Naturais: uma história
que não está no gibi. Revista Educação em Questão, v. 35, n. 21, p. 120-145. maio/ago. Natal:
EDUFRN, 2009.
CARVALHO, L. S.; MARTINS, A. F. P. . Formação continuada com quadrinhos nas aulas de
ciências: algum problema?. Linhas Críticas (UnB), v. 19, p. 331-353, 2013.
CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M. C. Ensino não-formal no campo das ciências através
dos quadrinhos. Ciência e Cultura, Campinas, v. 57, n. 4, p. 33-35, 2005.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física,
PIZARRO, M. V. Histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências nas séries iniciais:
estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais, 2009. 188f.
Dissertação (Mestre em Educação para a Ciência) - UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2009.
RICHARDSON, R. Questionário. In: Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, D. R. Limites e potencialidades do uso de tirinhas na significação de conceitos de
física no Ensino Médio, 2013, 82 fls. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2013.
SILVA, B. V. C. A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório.
Latin American Journal of Physics Education, v.4, n.3, p. 670-677, 2010.
TESTONI, L. A. Um corpo que cai: As Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física, 2004, 158
fls. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São
Paulo, São Paulo, 2004.