A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Adaptação Científica, ´PPC, Ciências Biológicas

Resumo

A alfabetização científica e tecnológica (ACT) é um dos principais objetivos da educação científica. Por entender que os/as professores/as de Ciências Biológicas têm um papel fundamental no desenvolvimento da ACT, é que o presente estudo se propõe a compreender como os projetos de curso das Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras abordam a ACT. Para tanto foram analisados com o auxílio do software Iramuteq 0.7 alfa 2 os PPC de quinze cursos do Brasil, distribuídos nas cinco regiões. Como resultados nota-se que tanto os objetivos como o perfil dos cursos analisados apresentam forte tendência a priorizar aspectos da formação científica e da formação para a docência, ficando (aparentemente) esquecidas questões sociais e epistemológicas. Infere-se que: a) os cursos de Ciências Biológicas poderiam incorporar objetivos voltados à ACT e que estudos mais detalhados sobre a ACT devem ser feitos sobre o currículo oculto de tais cursos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRNCampus Mossoró

Licenciado em Química - UERN

Mestre em Ensino de Ciências - UFRN

Doutor em Química/ Ensino de Química - UFRN

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFRN/ Campus Mossoró

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Referências

Alves, L. A. y Kaiser, J. P. S. (2020). Letramento científico na EPT: o que nos diz o projeto político pedagógico do IFRN. Revista LABOR, 1(24), 11-23. https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55247/1/2020_art_laalvesjpskaiser.pdf.

Aragão, S. B. C. (2019). A Alfabetização Científica na formação inicial de professores de Ciências: análise de uma Unidade Curricular planejada nessa perspectiva. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo].

https://doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-10062019-115702

Auler, D., Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científico-tecnológica para quê?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, (3), 122-134. https://www.scielo.br/j/epec/a/XvnmrWLgL4qqN9SzHjNq7Db/abstract/?lang=pt

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. edições 70.

Bertoldi, A. (2020). Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?. Revista Brasileira de Educação, (25), https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zWmkbLPy9cwKRh9pvFfryJb/?lang=pt&format=html.

Cajas, F. (2001). Alfabetización científica y tecnológica: la transposición didáctica del conocimiento tecnológico. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 19(2), 243-254. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/21737/21571.

Camargo, B. V. & Justo, A. M. (2013). Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, 21(2), 513-518. https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf.

Carvalho, G. S. D. (2009). Literacia científica: conceitos e dimensões. In F.Azevedo, , M.G. Sardinha (Coords.). Modelos e práticas em literacia. (pp.179‐194).

Firme, R. N.; Miranda, R. D. (2020). Impactos de um processo formativo na alfabetização científica e tecnológica de licenciandos em química. Educación química, 31(1), 115-126. em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0187-893X2020000100010&script=sci_arttext&tlng=pt

Fontoura, H. A., Pereira, E. G. C. &Figueira, S. T. (2020). Formação De Professores De Ciências No Brasil E Alfabetização Científica: Desafios E Perspectivas. Uni-pluriversidad, 20(1), 103-126. https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/340203

Hernández-Sampieri, R., Fernández-Collado, C. & Baptista-Lucio, P. (2016). Metodología de la Investigación. (6.ª ed.).

Milaré, G. P. et al. (2021). Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: fundamentos e práticas. Livraria da Física.

Mortimer, E. F., Machado, A. H. (1996). A Linguagem em uma Aula de Ciências. Presença Pedagógica, 2(11), 49-57.

Nascimento, A. R. A. & Menandro, P. R. M. (2006). Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estudos e pesquisas em psicologia, 6(2), 72-88.

Nunes, A. O., Dantas, J. M. & Leite, R. F. (2021). Indícios de alfabetização científica e tecnológica em cursos de formação inicial de professores de química: análise dos projetos pedagógicos. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 432-437. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15128.

Pscheidt, C. & Lorenzetti, L. (2020). Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da alfabetização científica de docentes no Museu da Terra e da Vida. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13(1), 155-179.

Santiago, D. D. S. A., Nunes, A. O.& Alves, L. A. (2020). Letramento científico e crenças CTSA em estudantes de pedagogia. REPPE-Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 4(2), 210-236. http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2050.

Santos, M. E. (2001). Relaciones entre Ciencia, Tecnología y Sociedad. In P. M. Iglesia (coord.). Enseñanza de las Ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnología-Sociedad Formación científica para la ciudadanía. (pp. ??-??).

Santos, W. L. P. (2007). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, 12, 474-4920. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/abstract/?lang=pt

Sasseron, L. H. & Carvalho, A. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, 16(1), 59-77. http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.

Sasseron, L. H. & Machado, V. F. (2017). Alfabetização Científica na prática: inovando a forma de ensinar física. Livraria da Física.

Sousa, K. J. P. D. (2019). Letramento científico: uma análise do uso social dos conhecimentos construídos nas ciências naturais e matemática. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte].

Souza, F. C. S., Nunes, A. O. & Oliveira, M. A. de. (2020). O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e a formação humana integral: análise da produção acadêmica no IFRN/Mossoró. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(19), 11629-11629.

Souza, M. A. R. et al. (2018). The use of IRAMUTEQ software for data analysis in qualitative research. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pPCgsCCgX7t7mZWfp6QfCcC/abstract/?lang=en.

Publicado

27/02/2023

Como Citar

Nunes, A. O., Franzen Leite, R., Aparecida Della Justina, L., & Rodrigues, M. F. (2023). A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS. HOLOS, 1(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.