PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2007.100Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio foram elaborados para guiar a prática docente rumo a uma reforma educacional pretendida para o modelo brasileiro em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, 1996). Esse documento foi elaborado por especialistas das diversas áreas a pedido do Ministério da Educação, processo distinto do desejado que seria a construção em processo democrático onde os professores tivessem a possibilidade de produzir um documento que orientaria a direção de suas práticas pedagógicas, onde o docente se sentiria como co-participante do processo. Além disso, há que se levar em consideração a adequação deste documento quanto ao objetivo de orientar a (re)construção curricular. Notadamente na secção PCN – Conhecimentos de Química, este documento apresenta insuficiências significativas para o seu propósito, tais como: superficialidade, discurso autoritário, etc. Contudo, o PCN – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, pode ser visto como um marco, uma vez que fomenta o debate sobre a reestruturação curricular do ensino de ciências e matemática em nosso país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19/03/2008
Como Citar
Nunes, A. O., & Nunes, A. O. (2008). PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS. HOLOS, 2, 105–113. https://doi.org/10.15628/holos.2007.100
Edição
Seção
ARTIGOS