TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.4192Palavras-chave:
tecnologias, formação de professor, ensino de ciências.Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação por meio dos recursos da plataforma web 2.0 podem colaborar para um processo educativo mais interativo e dinâmico. Este artigo objetivou avaliar as contribuições de um livro digital interativo, elaborado por licenciandos em Ciências Biológicas sobre o tema AIDS, para a aprendizagem de alunos do ensino fundamental anos finais. A metodologia quanti-qualitativa foi adotada nesse estudo sendo realizado um pré-teste e um pós-teste com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública divididos em um grupo controle e outro experimental. Os dados submetidos ao teste de hipóteses bicaudal para duas amostras independentes e variáveis utilizando a distribuição t de student demonstrou que os alunos que utilizaram o livro digital conseguiram entender melhor a importância e os meios de prevenção da AIDS, demonstrando estatisticamente melhor desempenho na avaliação com significância superior a 5%. Além disso, os resultados apontaram que os alunos pouco discutem sobre DST na escola e na família, sendo necessário ampliar o debate e o acesso à informação para esse público, bem como promover eventos na escola que para que esse assunto seja também discutido com os pais.
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