TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.4192

Palavras-chave:

tecnologias, formação de professor, ensino de ciências.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação por meio dos recursos da plataforma web 2.0 podem colaborar para um processo educativo mais interativo e dinâmico. Este artigo objetivou avaliar as contribuições de um livro digital interativo, elaborado por licenciandos em Ciências Biológicas sobre o tema AIDS, para a aprendizagem de alunos do ensino fundamental anos finais. A metodologia quanti-qualitativa foi adotada nesse estudo sendo realizado um pré-teste e um pós-teste com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública divididos em um grupo controle e outro experimental. Os dados submetidos ao teste de hipóteses bicaudal para duas amostras independentes e variáveis utilizando a distribuição t de student demonstrou que os alunos que utilizaram o livro digital conseguiram entender melhor a importância e os meios de prevenção da AIDS, demonstrando estatisticamente melhor desempenho na avaliação com significância superior a 5%. Além disso, os resultados apontaram que os alunos pouco discutem sobre DST na escola e na família, sendo necessário ampliar o debate e o acesso à informação para esse público, bem como promover eventos na escola que para que esse assunto seja também discutido com os pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCY MIRIAN CAMPOS TAVARES NASCIMENTO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, Mestre em Ensino de Ciências pela UnB, especialista em Português com ênfase em multiletramentos, especialista em interdisciplinaridade na educação básica, licencianda em Ciências Biológicas pela UFSJ. Professora efetiva do IFG-Campus Formosa.

Rita de Cássia Frenedozo, Universidade Cruzeiro do Sul

possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora titular de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP). Professora do curso de Ciências Biológicas - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus São Paulo). Miinistra disciplinas da área da Ecologia Geral, Avaliação de Impacto Ambiental e de Ecologia de Ecossistemas. Orienta nos Programas de Mestrado/Doutorado Acadêmicos em Ensino de Ciências e no Mestrado em Química Ambiental e orienta trabalhos no Mestrado Profissionalizante de Ensino de Ciências e Matemática. 

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Doutorado/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP), Professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA (Jundiaí, SP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem de tecnologias e matemática, conteúdos digitais interativos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais e colaborativos, jogos para o ensino, etc.

Magnum Henrique Oliveira Lacerda, IFG

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFG, participante do PIBID.

Ninive Áira Calazans Lacerda, IFG

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFG, participante do PIBID, foi monitora das disciplinas de Anatomia e Embriologia animal comparada; e Biologia Celular para o curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFG.

Nadjania Saraiva Lira Silva, Universidade Federal de São Paulo _ UNIFESP

Doutoranda em microbiologia, parasitologia e imunologia pela UNIFESP. Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Possui experiência na área de Biologia Geral, com ênfase na interação patógeno e hospedeiro; bem como papel da citocina IL-9 na fibrose hepática. Desenvolve pesquisa no laboratório de Tripanossomatídeos LATRI/UFU.

 

César de Souza Silva, IFG

Graduado em Ciências Biológicas pelo IFG, participante de pesquisa de iuniciação científica PIBIC. Atua em pesquisas na área de análise de sementes, germinação e desenvolvimento de plântulas de espécies nativas do Cerrado com perspectivas para a restauração de área degradada do campus do IFG, Formosa- GO

Monitor da disciplina Bioquímica e Técnicas Laboratoriais

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A.. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 57-82, set/dez. 2012.

AMORIM, M.; BIANCO, P.. Material didático em mídia digital: transposição de uma apostila do Colégio Dom Bosco para tablet computer. Curitiba: UFPR, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1998.

_______. Programa Internacional de Avaliação de Alunos -PISA. Results: What Students Know and Can Do: Student Performance in Reading, Mathematics and Science. v.I, OECD Publishing, 2010.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Boletim epidemiológicos – HIV/AIDS. Ano II, n.1, Brasília: 2013.

CANDAU, V. M. Formação Continuada de Professores: tendências atuais. (Org.). Magistério – construção cotidiana. Petrópolis: Vozes. 1997.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Coleção Educação Contemporânea. 8. Ed. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 2007.

GERHARDT, C. R.; NADER S. S.; PEREIRA D. N.. Doenças Sexualmente Transmissíveis: conhecimento, atitudes e comportamento entre os adolescentes de uma escola pública. Rev. Bras. Med. Fam. e Com. Rio de Janeiro, v.3, n. 12, jan /mar. 2008.

FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. RENOTE, v. 3, n. 1, 2005.

FEY, A. F. A linguagem na interação professor aluno era digital: considerações teóricas. Revista Tecnologias na Educação, ano 3, n. 1, jul. 2011.

GALVÃO, J. AIDS no Brasil: A agenda da construção de uma epidemia. São Paulo: editora 34, 2000.

GARCIA, L. A.; LINS, V. S. As tecnologias de informação e comunicação na formação do professor de ensino de ciências. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v.21, n.2, p.249-266, jan./jun. 2008.

HAAG, C. O que você não quer ser quando crescer? Percepção da Ciência. Pesquisa FAPESP, 192.fev. 2012.

HONÓRIO, X. M. O software Microsoft PowerPoint na educação superior: percepções de professores e alunos. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF. 2007.

LÉVY, P. O que é virtual; tradução de Paulo Neves. São Paulo: 34 Editora, 2001.

MILONE, G. Estatística: geral e aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26 ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2007.

MORAN, J. M.. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. In: ROMANOWSKI et al. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 245-254.

PONTE, João Pedro da. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. 2002.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the horizon, MCB University Press, v. 9 n. 5,p. 1-6, oct. 2001.

VALLE, L.; BOHADANA, E. D. B. Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 973-984, out/dez. 2012.

YIN, R. K. Estudo de caso Planejamento e métodos, 2 ed. Porto Alegre: Brookman. 2001.

XAVIER, A. C. dos S.. Letramento digital e ensino. 2002. Núcleo de Estudos de Hipertexto e tecnologia Educacional- NEHTE.

Downloads

Publicado

03/12/2019

Como Citar

NASCIMENTO, L. M. C. T., Frenedozo, R. de C., Schimiguel, J., Lacerda, M. H. O., Lacerda, N. Áira C., Silva, N. S. L., & Silva, C. de S. (2019). TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS. HOLOS, 1, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2019.4192

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.