O JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE UM RPG PARA TRABALHAR O CONCEITO DE MOEDA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul
  • Hélio Rosetti Jr
  • Gustavo Perini do Amaral
  • Carlos Adriano Martins
  • Carlos Fernando Araújo Jr

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3607

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Jogo, RPG, Conceito de moeda

Resumo

As aulas de matemática podem reunir importantes discussões a respeito de finanças, das operações monetárias e dos significados em torno da moeda/dinheiro. O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a questão do dinheiro e do estudo da moeda, em aulas de matemática, no contexto da sala de aula. Além disso, iremos demonstrar um jogo desenvolvido, construído na plataforma RPG Maker VX, que teve o objetivo de promover a investigação e o debate entre professor e aluno em sala de aula. Como resultados preliminares, identificamos que os alunos manifestaram interesse e sensibilidade a respeito do tema moeda/dinheiro, visto que o trato com a moeda/dinheiro se faz presente no dia a dia dos alunos. 

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Publicado

13/01/2016

Como Citar

Schimiguel, J., Rosetti Jr, H., Perini do Amaral, G., Martins, C. A., & Araújo Jr, C. F. (2016). O JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE UM RPG PARA TRABALHAR O CONCEITO DE MOEDA NO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 8, 113–121. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3607

Edição

Seção

ARTIGOS

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