GEOGEBRA: RECURSO VISUAL E CINESTÉSICO NO ENSINO DE FUNÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9911

Palavras-chave:

GeoGebra, Funções, Ciência, Tecnologia, Ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o Software matemático GeoGebra como uma ferramenta tecnológica capaz de propiciar ao aluno de matemática, especialmente no estudo das  e , a possibilidade de desenvolver uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, favorecendo, sobretudo, os alunos que apresentam maior facilidade de aprendizagem pela utilização dos canais visuais e cinestésicos, como pôde ser observado  ao longo  deste  trabalho investigativo, que submeteu um grupo heterogêneo de 30 alunos da rede pública federal, do último ano do ensino fundamental, a aulas sobre  e , com e sem o apoio do GeoGebra. O Software também se apresentou como uma opção de ensino moderno e conectado, uma vez que opera em múltiplas plataformas, como os smartphones, tablets e notebooks, inclusive na versão online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Weddington Galindo Feitoza, Colégio Militar de Recife

W. G. FEITOZA 

Possui graduação em Matemática pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003), Especialização nas áreas de Ensino de Matemática para o Ensino Médio (2018), Metodologia do Ensino de Matemática e Física (2012) e Gestão Escolar - Direção, Orientação e Supervisão (2004). Possui experiência no Ensino de Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio, cursos preparatório pré-vestibular, sistema EJA e na área de Matemática com ênfase em informática. Atualmente é professor do Colégio Militar de Recife e participa como membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC) E-mail: weddington.feitoza@academico.ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-9731-5794

Elthon John Rodrigues de Medeiros, IFRN

E. J. R. MEDEIROS

Graduado (2006) em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduando em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista (2011) em Gestão e Organização Escolar pela Universidade Potiguar - UnP. Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008). Atualmente, Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN e Coordenador do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). Tem experiência/interesse nas áreas de Matemática, Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Energias e Engenharia de Petróleo. E-mail: elthon.medeirosl@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5187-0992

Stella Regina Rodrigues de Medeiros, IFRN

S. R. R. MEDEIROS

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus João Câmara e Campus Zona Leste. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Segurança do Trabalho, Metodologia Científica e Ensino de Ciências. Atualmente participa como membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). E-mail: stella.medeiros@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-0869-9111

Raimundo Nonato de Medeiros Jr, IFRN

R. N. MEDEIROS JR

Possui Licenciatura em Física, Especialização em Gestão e Organização Escolar e Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás, hodiernamente é doutorando em Ciência e Engenharia de Petróleo. Tem experiência nas áreas de Formação Docente, Experimentação e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Física, Ciência e Engenharia de Petróleo e Gás. Foi tutor do Programa de Educação Tutorial - PET da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus João Câmara, onde atualmente é professor, e coordenador do grupo de pesquisa Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC) e membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências, e do Núcleo de Pesquisa em Formação Docente e Ensino de Física. E-mail: nonato.junior@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-2580-0795

 

Emanuel Gomes Lourenco, IFRN

E. G. LOURENÇO

 

Possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e Mestrado em Matemática pela UFERSA (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). E-mail: emanuel.lourenco@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-4233-4469

Referências

Almeida Filho, N (1997). Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 2(1-2), 5-20. https://doi.org/10.1590/1413-812319972101702014.

Alonso, C., Gallego, D., & Honey, P. (2002). Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero,

Antunes, C. (2007). Novas maneiras de ensinar novas formas de aprender. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed.

Borba, M. C. (2018). Softwares e internet na sala de aula de matemática. Recuperado a partir de: http://igce.rc.unesp.br/#!/pesquisa/gpimem---pesq-em-informatica-outras-midias-e-educacao-matematica/downloads/artigos-para-download/.

Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2016). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, (editor). São Paulo. Recuperado a partir de: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Edu_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf.

Dante, L. R. (2008). Matemática. São Paulo, SP: Ática.

Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio, Volume 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica.

Ferri, J., Schimiguel, J., & Calejon, L. M. C. (2013). Uso do GeoGebra no Ensino de Matemática. Recuperado a partir de: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/uso-do-geogebra-no-ensino-de-matematica--2.

Lévy, P. (1993). As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34.

Lima, E. L., Carvalho, P. C. P., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2006) A matemática do ensino médio. v. 1. 9 ed. Rio de Janeiro: SBM.

López, J. M. B. & Velásques, F. R. Los estilos de aprendizaje y el locus de control en estudiantes que inician estudios superiores y su vinculación con el rendimiento académico. Recuperado a partir de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65811489010.

Lopez, R. B. & Tosina, R. Y. (2011). Digiculturalidad.com. Interculturalidad y TIC unidas em el desarrollo del enfoque competencial del curriculum. In: Leiva, J. & Borrero, R. (Coord.). Interculturalidad y escuela. Perspectivas pedagógicas en la construcción comunitaria de la escuela intercultural. Barcelona: Octaedro. 145-164.

Mojica, D. C. (2004). Enseñanza y aprendizaje en la educación superior: Un reto para el siglo XXI. Universidad de Puerto Rico. Recuperado a partir de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=2641781&pid=S1665-7527200800010000500006&lng=es.

Montgomery, S. (1995). Addressing Diverse Learning Styles Through the Use of Multimedia. In: 25 Annual Conference. Engineering Education for the 21st Century, Atlanta, GA, USA Recuperado a partir de: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/483093/.

Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus.

Rodrigues, P. M. S. (2014). Metodologia do ensino da matemática frente ao paradigma das novas tecnologias de informação e comunicação: A internet como recurso no ensino da matemática. 1. ed. Duque de Caxias, RJ: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais.

Soares, J. H. S. (2013). Função Quadrática. (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT).

Teste Neurolinguístico (2018). Teste e Exercícios sobre Sistemas Representacionais. Recuperado a partir de: https://golfinho.com.br/teste-e-exercicios-sobre-sistemas-representacionais-vac.htm.

Downloads

Publicado

19/08/2020

Como Citar

Feitoza, W. G., Medeiros, E. J. R. de, Medeiros, S. R. R. de, Medeiros Jr, R. N. de, & Lourenco, E. G. (2020). GEOGEBRA: RECURSO VISUAL E CINESTÉSICO NO ENSINO DE FUNÇÕES. HOLOS, 5, 1–23. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9911

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.