GEOGEBRA: RECURSO VISUAL E CINESTÉSICO NO ENSINO DE FUNÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.9911Palavras-chave:
GeoGebra, Funções, Ciência, Tecnologia, EnsinoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o Software matemático GeoGebra como uma ferramenta tecnológica capaz de propiciar ao aluno de matemática, especialmente no estudo das e , a possibilidade de desenvolver uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, favorecendo, sobretudo, os alunos que apresentam maior facilidade de aprendizagem pela utilização dos canais visuais e cinestésicos, como pôde ser observado ao longo deste trabalho investigativo, que submeteu um grupo heterogêneo de 30 alunos da rede pública federal, do último ano do ensino fundamental, a aulas sobre e , com e sem o apoio do GeoGebra. O Software também se apresentou como uma opção de ensino moderno e conectado, uma vez que opera em múltiplas plataformas, como os smartphones, tablets e notebooks, inclusive na versão online.Downloads
Referências
Almeida Filho, N (1997). Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 2(1-2), 5-20. https://doi.org/10.1590/1413-812319972101702014.
Alonso, C., Gallego, D., & Honey, P. (2002). Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero,
Antunes, C. (2007). Novas maneiras de ensinar novas formas de aprender. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed.
Borba, M. C. (2018). Softwares e internet na sala de aula de matemática. Recuperado a partir de: http://igce.rc.unesp.br/#!/pesquisa/gpimem---pesq-em-informatica-outras-midias-e-educacao-matematica/downloads/artigos-para-download/.
Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2016). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, (editor). São Paulo. Recuperado a partir de: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Edu_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf.
Dante, L. R. (2008). Matemática. São Paulo, SP: Ática.
Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio, Volume 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica.
Ferri, J., Schimiguel, J., & Calejon, L. M. C. (2013). Uso do GeoGebra no Ensino de Matemática. Recuperado a partir de: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/uso-do-geogebra-no-ensino-de-matematica--2.
Lévy, P. (1993). As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34.
Lima, E. L., Carvalho, P. C. P., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2006) A matemática do ensino médio. v. 1. 9 ed. Rio de Janeiro: SBM.
López, J. M. B. & Velásques, F. R. Los estilos de aprendizaje y el locus de control en estudiantes que inician estudios superiores y su vinculación con el rendimiento académico. Recuperado a partir de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65811489010.
Lopez, R. B. & Tosina, R. Y. (2011). Digiculturalidad.com. Interculturalidad y TIC unidas em el desarrollo del enfoque competencial del curriculum. In: Leiva, J. & Borrero, R. (Coord.). Interculturalidad y escuela. Perspectivas pedagógicas en la construcción comunitaria de la escuela intercultural. Barcelona: Octaedro. 145-164.
Mojica, D. C. (2004). Enseñanza y aprendizaje en la educación superior: Un reto para el siglo XXI. Universidad de Puerto Rico. Recuperado a partir de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=2641781&pid=S1665-7527200800010000500006&lng=es.
Montgomery, S. (1995). Addressing Diverse Learning Styles Through the Use of Multimedia. In: 25 Annual Conference. Engineering Education for the 21st Century, Atlanta, GA, USA Recuperado a partir de: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/483093/.
Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus.
Rodrigues, P. M. S. (2014). Metodologia do ensino da matemática frente ao paradigma das novas tecnologias de informação e comunicação: A internet como recurso no ensino da matemática. 1. ed. Duque de Caxias, RJ: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais.
Soares, J. H. S. (2013). Função Quadrática. (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT).
Teste Neurolinguístico (2018). Teste e Exercícios sobre Sistemas Representacionais. Recuperado a partir de: https://golfinho.com.br/teste-e-exercicios-sobre-sistemas-representacionais-vac.htm.