GAMIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DE CAÇA AO TESOURO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CITOLOGIA DE FORMA REMOTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12652

Palavras-chave:

Jogos educativos, ensino de ciências, ludicidade, licenciatura, ensino remoto

Resumo

O uso de jogos em sala de aula tem trazido grandes avanços para a área da Educação, assim estudos que discutam a importância da gamificação no ensino de ciências são necessários, sobretudo em um contexto de ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação do jogo Caça ao Tesouro Virtual como uma alternativa de proposta metodológica para o ensino remoto de citologia a licenciandos. O jogo foi aplicado a estudantes de Licenciatura em Química na disciplina de Biologia para o Ensino de Ciências em dois campi do IFRN. A proposta apresentou cinco etapas, envolvendo distribuição de pistas, problemas lógicos e minijogos em plataformas digitais. Os resultados evidenciaram que o jogo foi exitoso, conferindo dinamismo e proporcionando uma aprendizagem significativa. A gamificação nesta pesquisa contribuiu para uma autorreflexão pelos licenciandos sobre o fazer docente, pois demonstraram interesse em incorporar essas possibilidades inovadoras em sua futura atuação como professores.

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Biografia do Autor

Leonardo Rafael Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, área Biologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu (IFRN/IP).

João Vitor Melo de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu

Estudante de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu (IFRN/IP).

Suelione Fernandes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu

Estudante de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu (IFRN/IP).

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Publicado

17/12/2021

Como Citar

Medeiros, L. R., Lima, J. V. M. de, & Silva, S. F. da. (2021). GAMIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DE CAÇA AO TESOURO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CITOLOGIA DE FORMA REMOTA. HOLOS, 3, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12652

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