CONSTRUÇÃO DE UM TACOMÊTRO MAGNÉTICO E MONITORAMENTO DE ROTAÇÃO UTILIZANDO ARDUINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8227

Palavras-chave:

Efeito Hall, prototipagem, pulso quadrado, torno mecânico, fresadora.

Resumo

A medição de grandezas como vazão, velocidade e espaço percorrido pode ser realizada empregando um dispositivo chamado tacômetro. A sua construção e instalação determinam que variáveis medir. O objetivo deste trabalho é apresentar a construção de um tacômetro magnético e sua configuração com Arduino para medição das rotações alcançadas pelo eixo de um motor de 60 W. As partes de um tacômetro foram usinadas em torno mecânico e fresadora para sua construção; e a configuração do microcontrolador para calcular e exibir o valor de rotação, também, são apresentados. Testes experimentais são realizados e comparados com um tacômetro ótico. O erro entre leituras é de 0,61% comprovando o sucesso do tacômetro proposto. Os resultados mostram que é possível construir e configurar um tacômetro magnético para medição de velocidade do eixo de um motor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Fernandes de Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo (UFRN, 2019), Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação (UFRN, 2014), Especialização em Ciência e Engenharia do Petróleo (UFRN, 2011) e Graduação em Engenharia Elétrica (UFRN, 2004). Trabalhou durante 5 anos na obra e depois na manutenção de um grande shopping center. Atualmente, é professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Parnamirim. Principais disciplinas que leciona: Introdução à Mecatrônica, Eletricidade e Eletrônica e Comandos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos.

Amanda Brito Oliveira da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui o técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Na qual, cursou diversas disciplinas que integram Automação e a Mecatrônica, dentre elas: Comandos Elétricos e Acionamento de Máquinas Comandos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos, Tecnologia Mecânica e Processos de Usinagem, Segurança do Trabalho, entre outras. Atualmente, cursa a graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no curso de Ciência e Tecnologia . Sua região de interesse são: Engenharia Biomédica, mecatrônica,neuroengenharia, entre outras área afins.

Lucas Wanderley da Cunha Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Concluiu o Ensino-Médio no IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE), Campus Parnamirim. Formado no curso de Mecatrônica, na modalidade técnico integrado, no IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE), Campus Parnamirim.

Rayssa Samara Augusto Lopes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Técnica em Mecatrônica formada pelo IFRN- Campus PARNAMIRIM; Acadêmica em Administração.

Vanessa Soares de Lima Dantas, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Formada em técnica em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN- Campus Parnamirim, na modalidade técnico integrado. Cursando Graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Raphael Siqueira Fontes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduado (2010), Mestre (2013) e Doutor (2018) em Engenharia Mecânica, pela UFRN; Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Parnamirim, onde leciona disciplinas da área de Mecânica para os cursos técnicos (integrado e subsequente) em mecatrônica, com ênfase em desenho técnico mecânico, tecnologia mecânica, processos de usinagem, metrologia e CNC; Atua em projetos de pesquisa envolvendo materiais compósitos para aplicações em sistemas mecatrônicos. Técnico em Mecânica pelo CEFET-RN (concluído em 2007).

Referências

Alves, K. O., Poli, M. A., Carvalho, E. R., Guerra, K., Beck, J. C. P. (2009). Tacômetro Óptico. Porto Alegre, RS, X Salão de Iniciação Científica – PUCRS.

Froner, P. H. C. P. (2015). Automação de Tacômetro Magnético para Colunas de Perfuração. Projeto de graduação. Rio de Janeiro, RJ, Pontifícia Universidade Católica.

Lima, G. F., Freitas, V. C. G., Araújo, R. P., Maitelli, A. L., Salazar, A. O. (2017). PIG’s Speed Estimated with Pressure Transducers and Hall Effect Sensor: An Industrial Application of Sensors to Validate a Testing Laboratory. SENSORS (BASEL), 12 p.

Mello, T. C., Silva, V. R. (2010). Turbina Medidora de Vazão. Relatório técnico. Porto Alegre, RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nogino, J. C. B. (2002). Calibrador de Tacômetro. Rio de Janeiro, RJ, XX Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica.

Norte, L. R. (2013). Tacómetro/Conta-rotações. Relatório técnico. Leiria/Portugal, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.

Pinto, M. F., Lanes, M. M., Toledo, O. M. (2012). Módulo Didático Flexível De Baixo Custo para Sensoriamento de Velocidade. Campina Grande, PB, XIX Congresso Brasileiro de Automática.

Silva, A. E. M., Lima, G. F., Salazar, A. O. (2017). Desenvolvimento De Tacômetro Magnético para Medição de Velocidade em PIGs Instrumentados. HOLOS (NATAL. ONLINE), 8 p.

Downloads

Publicado

15/06/2021

Como Citar

Fernandes de Lima, G., Brito Oliveira da Silva, A., da Cunha Lima, L. W., Augusto Lopes, R. S., Soares de Lima Dantas, V., & Siqueira Fontes, R. (2021). CONSTRUÇÃO DE UM TACOMÊTRO MAGNÉTICO E MONITORAMENTO DE ROTAÇÃO UTILIZANDO ARDUINO. HOLOS, 1, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8227

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.