DEWEY E A CONDIÇÃO LIMITE DA FORMAÇÃO NO QUADRO DA CRISE DA DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17368Palavras-chave:
Dewey, educação, formação, Democracia, experiênciaResumo
Trata-se da condição limite da Educação em Dewey, no quadro contemporâneo da crise da Democracia. Traz como questões de fundo: a importância da Democracia para a formação do cidadão e o desafio que se coloca em torno da experiência da crise da Democracia. Tem como circunscrição temática as obras do autor que, embora especulativas e de caráter teórico, oferecem pensar a condição limite do princípio básico da experiência – pressuposto à proposta de uma educação democrática – naquilo que concerne ao eixo de articulação das diferentes instâncias que têm como referência a Democracia e a sua participação na formação do cidadão. Assim, tem-se por objeto da discussão de fundo a crise atual da Democracia – a abordagem do critério democrático pressuposto à formação educacional do cidadão – situada no quadro experiencial da compreensão da educação, como uma necessidade da vida social e do ideal democrático subentendido.
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