Eficiência Energética em Sistemas de Elevação Artificial – Bombeio Mecânico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5194

Palavras-chave:

Bombeamento, Sistemas, Bobmeio Mecânico

Resumo

Quando a própria pressão do poço não é suficiente para elevar seus fluidos de forma economicamente viável se faz necessário à utilização de algum método de elevação artificial. O bombeio mecânico com hastes é o método de elevação mais utilizado no mundo, por isso conhecer seu funcionamento e atribuir técnicas para aumentar sua eficiência são de extrema importância. Estima-se que 90% da elevação artificial no mundo utilize o sistema de bombeio mecânico.

Embora este sistema seja considerado o mais antigo e o mais popular método de elevação artificial, ainda existem estudos sobre a quantidade de energia consumida e quantidade de óleo/gás produzido. Pesquisas têm mostrado, por exemplo, que as unidades de hastes de bombeio apresentam uma eficiência energética de apenas 50%.

Uma vez que a maioria das instalações é acionada por um motor elétrico e ainda que o custo de energia elétrica esteja aumentado gradativamente, a eficiência energética tornou-se o elemento mais decisivo para as despesas operacionais em campos bombeados por este tipo de sistema.

Este trabalho apresenta técnicas de otimização através da redução das perdas de energia no bombeio mecânico. Uma visão geral relativa à eficiência do sistema, a redução de custo de operação e as melhores praticas para maximizar a produção e consequentemente a eficiência serão apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Takács, G. (2003). “Sucker-Rod Pumping Manual”. Penn Well Corporation.

Economides, M. J., Hill, A. D. and Economides, C.E. “Petroleum Production Systems”. Prentice Hall PTR, 1993.

Takács, G. (2010). “Ways to Obtain Optimum Power Efficiency of Artificial Lift Installations”. SPE 126544, Society of Petroleum Engineers.

Shedid, A. (2012). “Technical and Economical Optimization of the Performance of sucker Rod Pumping System”, Petroleum Technology Development Journal, Vol.2.

Nascimento, J. M. A. (2005), “Simulador Computacional para Poços de Petróleo com Método de Elevação Artificial por Bombeio Mecânico”. Tese de M. Sc. PPGEEC/UFRN, Natal, RN, Brasil.

Rischmüller, H., Meier, H. (1989). “Oil Production with Subsurface Sucker Rod Pumps”. Schoeller Bleckmann GmbH, January.

Downloads

Publicado

18/07/2017

Como Citar

Bastos, I. C. (2017). Eficiência Energética em Sistemas de Elevação Artificial – Bombeio Mecânico. HOLOS, 1, 255–263. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5194

Edição

Seção

ARTIGOS