Barreiras na comunicação e alternativas para auxiliar a compreensão sobre as mudanças climáticas

Autores

  • Marjorie Mendes Guarenghi Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP http://orcid.org/0000-0003-1547-5167
  • Marina de Abreu Azevedo Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP http://orcid.org/0000-0001-6699-7702
  • Arnaldo Walter Professor Assistente doutor da Faculdade de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP http://orcid.org/0000-0003-4931-1603
  • Carla Kazue Nakao Cavaliero Professora da Faculdade de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP http://orcid.org/0000-0002-5016-0091

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.5322

Palavras-chave:

mudanças climáticas, comunicação ambiental, mídia

Resumo

O entendimento das causas e riscos das mudanças climáticas e das ações para minimizar os problemas associados a essas alterações é fundamental para conscientizar a sociedade sobre a importância desse aspecto ambiental. As informações sobre as mudanças climáticas têm aumentado nos últimos anos. Porém, a comunicação enfrenta desafios em traduzir o conhecimento científico em uma linguagem não acadêmica e de fácil assimilação para a população. Além disso, a polarização e politização da ciência climática e a dificuldade em motivar a sociedade a mudar seu estilo de vida a fim de reduzir impactos ambientais são importantes questões a serem consideradas. Este trabalho apresenta os principais fatores que limitam a comunicação eficaz sobre as mudanças climáticas e mostra algumas alternativas para melhorar a comunicação entre a ciência e a sociedade, estimulando-a a agir de forma mais participativa a fim de mitigar o aquecimento global.

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Biografia do Autor

Marjorie Mendes Guarenghi, Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduada em Engenharia Mecânica (UNICAMP) e Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos (UNICAMP)

Marina de Abreu Azevedo, Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduada em Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Urban Environmental Development na Saxion University of Applied Sciences

Arnaldo Walter, Professor Assistente doutor da Faculdade de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduado em Engenharia Mecânica (UNICAMP), mestre em Engenharia Mecânica (UNICAMP) e doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Carla Kazue Nakao Cavaliero, Professora da Faculdade de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduada em Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Guarenghi, M. M., Azevedo, M. de A., Walter, A., & Cavaliero, C. K. N. (2018). Barreiras na comunicação e alternativas para auxiliar a compreensão sobre as mudanças climáticas. HOLOS, 3, 123–134. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5322

Edição

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ARTIGOS

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