PERCEPÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO E DESTINAÇÃO FINAL DOS RCD – RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM PARNAMIRIM/RN/BRASIL

Autores

  • Carlos Henrique Catunda Pinto Universidade do Estado do Rio grande do Norte - UERN
  • Alcimar Laurentino dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ana Clea Marinho Miranda Catunda Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1528

Palavras-chave:

Resíduos da Construção e Demolição, Gestão Ambiental, Impactos Ambientais, Destinação Final de Resíduos.

Resumo

Sabe-se que a indústria da construção civil produz impactos negativos ao meio ambiente em toda sua cadeia produtiva, sendo que, um dos maiores poluidores desta indústria são os RCD – Resíduos da Construção e Demolição. O presente trabalho tem por finalidade principal analisar a percepção que os construtores associados ao SINDUSCON/RN, atuantes no município de Parnamirim/RN, tem à respeito da legislação ambiental específica vigente, bem como, o modelo de gestão adotado e a destinação final de tais resíduos. Este trabalho é um Estudo de Caso, cuja metodologia de pesquisa adotada é do tipo descritiva, de natureza aplicada e de abordagem quantitativa. Quatorze empresas aceitaram participar da pesquisa, que foi realizada através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas a cada um dos gerentes das quatorze empresas no período de fevereiro a março de 2009. A pesquisa demonstra que uma parte considerável das empresas tem preocupação em atender às exigências da Legislação Ambiental vigente específica. No que se refere à questão da gestão ambiental, faz-se necessário que o Poder Público, conjuntamente com as organizações especializadas, possa oferecer programas específicos na área de gestão ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Henrique Catunda Pinto, Universidade do Estado do Rio grande do Norte - UERN

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Departamento de Química e professor do Curso de Especialização em Gestão Ambiental da UERN, e atuou como professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção (2003-2010). Atuou como Técnico Ambiental de Nível Superior do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Norte - IDEMA, de 2003 a 2008 na Área de Licenciamento e Controle Ambiental, nas atividades de Petróleo, Postos de Combustíveis, Armazenamento de GLP e Transporte de Cargas Perigosas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicações do minério vermiculita na Proteção Ambiental, Processos de adsorção, Processo de separação, Separação de metais pesados de água e óleo de petróleo, Gestão ambiental, Tecnologias ambientais, Desenvolvimento de filtros para remoção de nitrato de águas para abastecimento público e obtenção do biodiesel através do processo químico de transesterificação catalítica. Possui uma patente de modelo de um Sistema Separador de óleo-água e desde 2003 atua como perito judicial ambiental no estado do RN, na área de proteção ambiental ao aquífero da cidade do Natal-RN, devido principalmente aos riscos inerentes de poluição da atividade de postos de combustíveis.

Alcimar Laurentino dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba(1988), graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba(2001), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco(2009) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009).

Ana Clea Marinho Miranda Catunda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Tecnologia em Aquacultura e especialização em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (1992 e 1993 respectivamente). Tem experiência na área de projetos em carcinicultura, piscicultura, gestão ambiental e ensino de graduação. Possui o título de Mestrado em Ciências em Engenharia de Produção, na Linha de Pesquisa: Gestão Ambiental, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-PEP/ UFRN (2009). Doutoranda no Programa de PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE PETRÓLEO/PPGCEP - UFRN e atua também como consultora na área de gestão ambiental.

Referências

ADALGIZA, Ana. Quadro de Acompanhamento de Lançamentos Imobiliários. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por: . em: 24 mar. 2009.

AGOPYAN, V.F.; JOHN, V.M. Reciclagem de Resíduos da Construção. Artigo. Escola Politécnica da USP, Departamento de Construção Civil, São Paulo, 2000.

BRITO FILHO, J.A. Cidade Versus Entulho. In: Seminário de Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na Construção Civil, 2., São Paulo, 1999. Anais. São Paulo, Comitê Técnico CT206 Meio Ambiente (IBRACON), 1999. p. 56-67.

COOPHAB – COOPERATIVA HABITACIONAL DOS SERVIDORES E TRABALHADORES SINDICALIZADOS DO RIO GRANDE DO NORTE. Disponível em http://www.coophab.com.br. Acesso em 22.01.13.

CONAMA – CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. Resolução no. 307, de 05 de julho de 2002. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30702.htm. Acesso em 27.04.09.

COSTA, L.F. Estratégia Ambiental na Indústria da Construção Civil: Um Estudo sobre Fatores Direcionadores de Percepção Ambiental de Construtores de Imóveis. 2005. Dissertação (Mestrado), Engenharia de Produção, UFRN, Natal, 73 p.

COSTA, N.A.A. A Reciclagem do RCD: Uma Aplicação da Análise Multivariada. 2003. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 188 p.

DEGANI, C.M. Sistemas de Gestão Ambiental em Empresas Construtoras de Edifícios. 2003. 223 f. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da USP, Departamento de Construção Civil, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

FILHO, A.F.S. Gestão dos Resíduos Sólidos das Construções Prediais na Cidade do Natal-RN. 2005. Dissertação (Mestrado), Programa de Engenharia de Produção, UFRN, 118p.

GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm. Acesso em 20.08.08.

JOHN, V.M.J. Reciclagem de resíduos na construção civil: contribuição à metodologia de pesquisa e desenvolvimento. Tese (livre docência). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MONTEIRO, J.H.P. et al. Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.

PINTO, T. P. Gestão dos resíduos de construção e demolição em áreas urbanas – da ineficácia a um modelo de gestão sustentável. In: Reciclagem de Entulho para a produção. Salvador: Editora da UFBA, 2001.

PINTO, T. P. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. Tese (doutorado) - Escola Politécnica, USP, São Paulo, 1999.

PINTO, T. P. Perda de Materiais em Processos Construtivos Tradicionais. Departamento de Engenharia Civil da UFSCAR (texto datilografado), 1989, 33 p.

PINTO, T.P. A Nova Legislação para Resíduos Sólidos da Construção. Revista TECNE, edição 82, PINI, São Paulo, jan. 2004, p. 62-63.

SCHNEIDER, D.M. Deposições Irregulares de Resíduos da Construção Civil na Cidade de São Paulo, 2003, Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 131 p.

SINDUSCON-SP. Apresentações dos palestrantes no seminário “Gestão dos resíduos da construção: a legislação na cidade de São Paulo”. 03 de maio de 2005: São Paulo, 2005.

SOUZA et al. Desperdício de Materiais nos Canteiros de Obras: a Quebra do Mito. In: Simpósio Nacional: Desperdício de Materiais nos Canteiros de Obras: A Quebra do Mito. São Paulo, 1999. Anais. São Paulo (PCC/EPUSP), 1999. 48 p.

TAVARES, L. P. M.. Levantamento e análise da deposição e destinação dos resíduos da construção civil em Ituiutaba, MG. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1998.

ZORDAN, S.E. A Utilização do Entulho como Agregado na Confecção do Concreto. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Engenharia Civil, UNICAMP, Campinas. 140 p., 1997.

Downloads

Publicado

18/04/2015

Como Citar

Catunda Pinto, C. H., Santos, A. L. dos, & Catunda, A. C. M. M. (2015). PERCEPÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO E DESTINAÇÃO FINAL DOS RCD – RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM PARNAMIRIM/RN/BRASIL. HOLOS, 2, 33–49. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1528

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.