A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Carlos lima Magno IFRN http://orcid.org/0000-0002-7291-0412
  • Francisco Alexandre Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Gilva Luiz Borba Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3950

Palavras-chave:

Educação em Mudanças Climáticas, Interdisciplinaridade, Sustentabilidade.

Resumo

Relatórios oficiais sugerem queas emissões de gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas contribuem para modificar a composição da atmosfera e acelerar as mudanças climáticas. As emissões são geradas em grande parte para atender o consumismo praticado pela sociedade contemporânea. Esse consumismo entre outras características reflete a pouca valorização da dimensão ambiental na educação fornecida a sociedade. Pesquisasindicam queos efeitos das mudanças climáticas podem ser atenuados pela prática de uma educação nessa área somadas a outras pedagogias com propostas para meio ambiente e sustentabilidade. Os caminhos dessa prática educacional centram-se em construir um novo comportamento no modo de consumo da sociedade atual. Alguns países têm exercido ações educacionais na busca por realizar a mitigação na emissão dos gases de efeito estufa e obter melhor adaptação às mudanças climáticas, mas o processo ainda é lento. O artigo examina aspectos necessários para um melhor desempenho de uma educação em mudanças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos lima Magno, IFRN

Professor de Física do IFRN. Campus Parnamirim

Mestre em Física.

Doutorando em Ciências Climáticas.

Publicou o livro " Mudanças climáticas e ambientais: contextos educaionais e históricos". Editora IFRN

Francisco Alexandre Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor do Departamento de Física e Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.

Gilva Luiz Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor do Departamento de Física e Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.

Downloads

Publicado

09/09/2016

Como Citar

Magno, C. lima, Costa, F. A., & Borba, G. L. (2016). A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. HOLOS, 4, 176–188. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3950

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.