AÇÕES ESTRATÉGICAS DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS - PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9586

Palavras-chave:

Comunidades Rurais, Unidades Demonstrativas, Agricultura Familiar.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar ações de implantação de sistemas agroflorestais, através da criação de Unidade Demonstrativa de Sistemas Agroflorestais – UDSAF para agricultores familiares na comunidade rural Nazaré, no município de Paragominas. As estratégicas usadas foram as oficinas e a realização de um dia de campo para a divulgação dos resultados. Todo o processo foi construído de forma participativa. A unidade demonstrativa de sistemas agroflorestais (UDASAF) foi formada a partir da união de três áreas, a primeira com 0,5 hectares com cinco anos de implantação, a segunda com 0,15 hectares e um ano de implantação, a terceira de 1 hectare, que fez parte deste trabalho. No Dia de campo foi aplicada uma pesquisa de avaliação das estratégias de implantação da UDSAF na comunidade, verificando o interesse dos participantes nos SAF’s. O resultado foi que 8% dos agricultores participantes se mostraram indiferentes e 92% demonstraram muito interesse. No final do evento as aferições dos questionários mostraram uma eficiência de 100% para as três perguntas desenvolvidas, a saber, todos os envolvidos disseram que compreenderam o processo de produção em SAF’s, que implantariam essa tecnologia em suas propriedades e que recomendariam os sistemas agroflorestais para amigos ou parentes. A estratégia de aliar unidade demonstrativa e realização de dia de campo foi muito exitosa, pois permitiu a possibilidade de transferência de tecnologias e troca de saberes entre os participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Abimael Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Produção de Biodiesel, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, atua como agrônomo extensionista na Secretaria Municipal de Agricultura de Paragominas - Pa.

Rosana Cardoso Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1994), fez mestrado em Agronomia na Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Ciências Agrárias na Universidade Federal Rural da Amazônia (2006). Atualmente é professora de fruticulura do Instittuto de Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, campus Castanhal. Tem experiência na área de Agronomia, sub-área de Produção Vegetal, Fruticultura e Sistemas Agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação de fitonematóides, cultivo de fruteiras tropicais e sistemas agroflorestais.

Referências

CIRAD, EMBRAPA, UFPA. Realidades e perspectivas da agricultura familiar no município de Paragominas – Pa. Relatório de Pesquisa, 38 p. Paragominas. 2013.

EMBRAPA. Manual de descrição e coleta de solo no campo, por R. D. dos Santos e outros autores. 53 ed. revista e ampliada Viçosa, Sociedade Brasileira de Ciência de Solo, 2005.

EMBRAPA. Manual de métodos de análise de solo / Paulo César Teixeira ... [et al.], editores técnicos. – 3. ed. rev. e ampl. – Brasília, DF: Embrapa, 2017. 574 p.

EMBRAPA 2010. OLIVEIRA; M, G, de C. & OLIVEIRA; F. S. C. de. A utilização de Unidades Demonstrativas para a transferência de tecnologia. Disponível em: http://www.clicnews.com.br/agropecuaria/view.htm?id=117997. Acessado em 10 de janeiro de 2018.

GÖTSCH, E. Break-through in agriculture. Rio de Janeiro: AS-PTA, 1995.

ITERPA. Relatório de Gestão 2017. Belém. 2018. Disponível em: http://www.iterpa.pa.gov.br/sites/default/files/relatorio_de_gestao_2017.pdf. Acessado em 20 de Fevereiro de 2019.

LASCO, R. D.; DELFINO, R. J. P.; ESPALDON, M. L. O. Agroforestry systems: helping smallholders adapt to climate risks while mitigating climate change. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, v. 5, p. 825–833, 2014.

MAZER, G. P. et al. Dia de campo e difusão de tecnologias para a agricultura familiar. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 1, p. 106-119, 2013.

MDA, Manual para elaboração de projetos de unidade demonstrativa. Recife, julho de 2004. P.5.

MICCOLIS A. et al. Restauração Ecológica com Sistemas Agroflorestais: como conciliar conservação com produção. Opções para o cerrado e caatinga. Brasília: Instituto Sociedade, População e Natureza – ISNP/ Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal – ICRAF, 2016. 266p.

PREZOTTI, L. C.; GUARÇONI M. A. Guia de interpretação de análise de solo e foliar. Vitória, ES: INCAPER, 2013. 104 p.

SANTOS, A. C. dos. O papel dos sistemas agroflorestais para usos sustentáveis da terra e políticas relacionadas - Indicadores de Funcionalidade Econômica e Ecológica de SAFs em Redes Sociais da Amazônia e Mata Atlântica, Brasil. PDA/Ministério do Meio Ambiente – MMA, Brasília, DF. 2010.

SANTOS, E. L. et al. Uma alternativa energética e ambientalmente sustentável ao agricultor familiar: dia de campo sobre biodigestores rurais. Diversitas Journal. Santana do Ipanema/AL. Vol. 2, n.1, p.32-38, jan./abr. 2017.

SANTOS, M. L. M. Utilização de imagens de satélite no mapeamento preliminar do uso da terra e na capacitação de agricultores do médio rio Capim – Paragominas – Pa Brasil. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). Curitiba – PR. 1993. Disponível em: http://marte.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/marte@80/2008/06.16.18.37/doc/006-015.pdf. Acessado em 06 de Junho de 2019.

Downloads

Publicado

28/04/2020

Como Citar

dos Santos, A. O., & da Silva, R. C. R. (2020). AÇÕES ESTRATÉGICAS DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS - PA. HOLOS, 2, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9586

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)