DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4612

Palavras-chave:

Produção de óleo, Elevação artificial, Bombeio mecânico, Dimensionamento

Resumo

Os métodos de elevação artificial são utilizados quando a energia oriunda do reservatório não é suficiente para elevar os fluidos à superfície. A elevação artificial proporciona energia ao fluido presente no fundo do poço, através da implementação de diversos equipamentos. Entre os métodos de elevação, o bombeio mecânico é o mais utilizado em poços onshore. Nesse método, o movimento rotativo de um motor situado na superfície é transformado em movimento alternativo da coluna de hastes. Para implementar o bombeio mecânico em um poço de petróleo é fundamental a realização do dimensionamento. O dimensionamento é responsável por determinar os parâmetros operacionais, e colaborar na seleção dos equipamentos de superfície e de subsuperfície. Neste trabalho foi apresentado o procedimento do cálculo necessário para o dimensionamento da unidade de bombeio. Nos cálculos foram utilizadas as equações do método convencional de projeto. O método apresenta equações simples e é aplicável a poços rasos ou com profundidade média (até 2500 m). Este trabalho resultou na elaboração de uma planilha eletrônica em Excel® que, utilizando as equações contidas na literatura, calcula de forma rápida e prática as variáveis requeridas para o dimensionamento da unidade de bombeio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Simonelli

Graduado em ENGENHARIA QUÍMICA com Ênfase em Produção e Exploração de Petróleo pela Fundação São João Batista/Faculdade de Aracruz (FAACZ) em 2010. Possui Licenciatura Plena em QUÍMICA, FÍSICA e MATEMÁTICA por Complementação Pedagógica, e Especialização em GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (UNIVEN) em 2011. Mestre em ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), 2013. Atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química da UFBA. É professor Assistente A da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Extração de Petróleo: Elevação e revisor dos periódicos ENCICLOPÉDIA BIOSFERA e NUCLEUS. Possui artigos publicados e interesse nos seguintes temas: Energias, Materiais e Nitretação a Plasma, Modelagem, Otimização e Simulação de Processos. 

Referências

Freitas, C. H. D. (2010). Sistema especialista fuzzy para dimensionamento de bombeio mecânico (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Gomes, H. P. (2009). Desenvolvimento de um sistema inteligente para a análise de cartas dinamométricas no método de elevação por bombeio mecânico (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Guo, B.; Lyons, W. C.; & Ghalambor, A. (2007). Petroleum Production Engineering : A Computer-Assisted Approach, Elsevier, Oxford.

Lima, F. S. D. (2014). Detecção e classificação de modos de operação do bombeio mecânico via cartas dinamométricas (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Lins, F. C. D. A. (2010). Modelagem e simulação de um sistema de bombeio mecânico em poços direcionais utilizando parâmetros concentrados (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Nascimento, J. M. A. D. (2005). Simulador computacional para poços de petróleo com método de elevação artificial por bombeio mecânico (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Paula, C. A. B. (2016). Monitoramento e controle do balanceamento de unidade de bombeio mecânico usando inversor de frequência e fator de carga cíclica (Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia).

Sousa, M. A. D. (2010). BMMobile: uma linha de produtos para dimensionamento de bombeio mecânico em dispositivos móveis(Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Takács, G. (2003). Sucker-rod pumping manual. PennWell Books.

THOMAS, J. E. (2001). Fundamentos da Engenharia do Petróleo. Segunda edição. Rio de Janeiro: Editora Interciência.

Downloads

Publicado

21/12/2017

Como Citar

Simonelli, G., Lobato dos Santos, L. C., & Dela Fonte, S. S. (2017). DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®. HOLOS, 7, 17–29. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4612

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.