ESTUDO DE PREDIÇÃO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE PETRÓLEO POR INJEÇÃO CONTINUA DE ÁGUA E GÁS: CAMPO DE EAST UNITY, BACIA DE MUGLAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5205

Palavras-chave:

simulação numérica de fluxo, recuperação suplementar, injeção de água, injeção de gás.

Resumo

O estudo e utilização da simulação numérica na Engenharia de Reservatórios advém da necessidade de se obter uma previsão do comportamento de um campo petrolífero ao longo de sua vida útil. Essa previsão é imprescindível para a tomada de decisão e determinação da melhor estratégia de produção, a qual extrairá a maior quantidade de óleo e alcançará um melhor desempenho do campo. Nesse contexto, o presente trabalho busca utilizar-se da simulação numérica de fluxo como ferramenta para prever e analisar a performance de diversos cenários de produção para um modelo de reservatório convencional de petróleo submetido a técnica de recuperação suplementar por injeção contínua de água e injeção contínua de gás. A injeção de água é uma técnica com domínio tecnológico conhecido e é amplamente utilizada na indústria de petróleo. A técnica de injeção de gás imiscível, assim como a injeção de água, possui o comportamento essencialmente mecânico de deslocar o óleo, não ocorrendo interação de ordem química entre o fluido injetado e o óleo.  A simulação numérica de fluxo desse estudo foi realizada com o software em diferenças finitas, IMEX - Computer Modelling Group (CMG) e a análise dos resultados de cada cenário de injeção de água e de gás foi realizada a partir do estudo de variáveis, como o fator de recuperação do campo, produção acumulada de óleo e saturação de óleo. Para a definição do modelo físico, foram utilizadas as propriedades dos reservatórios observados no campo de East Unity, na Bacia de Muglad na África.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Alngshbndi, A. M. R., & Musa, T. A. (2011). Optimization of Water Injection. Case study: Unity Oil Field- Sudan. Thesis. Sudan: Sudan University of Science and Technology.

Ahmed, T. (2001). Reservoir Engineering Handbook. Elsevier.

Edris, F. M. (2008). Optimization of Production Schedule Using Reservoir Simulation Model in Main Unity Oilfield, Sudan. Beijing: China University of Petroleum.

Ibrahim, A. S. M. (2003). Sedimentology and Reservoir Geology of the Middle-Upper Cretaceous Strata in Unity and Heglig Fields in SE Muglad Rift Basin. Freiberg: TU Bergakademie Freiberg.

Marsili, M. D. (2008) Otimização de Projetos de Recuperação Suplementar para Campos de Alto Grau de Explotação Expo. Rio de Janeiro: in: Rio Oil & Gas.

Mezzomo, C. C. (2001). Otimização de Estratégias de Recuperação para Campos de Petróleo. Mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

Mohamed, A. E., & Mohamed, A. S. (2008). Stratigraphy and Tectonic Evolution of the oil producing horizons of Muglad Basin, Sudan. Sudan: Sudan University of Science and Technology.

Musa, T. A., Ibrahim, A. A. E., ZhenLiang, G., & Qi, F. (2005). Optimization of Field Development Schedulling, East Unity Oil Field, Sudan. China: China University of Geosciences.

Ortigão, J.A.R. (2007). Introdução à Mecânica dos Solos dos Estados Críticos. Rio de Janeiro: Terratek.

Rosa, J. A., Carvalho, R. S., & Xavier, J. A. D. (2006). Engenharia de Reservatórios de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência.

Thomas, J. E. (2004). Fundamentos da Engenharia do Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência.

Xiaoguang, T.; & Buqing, S. (2006). Changing Exploration Focus Paved Way for Success. China: GEO ExPro.

Downloads

Publicado

18/07/2017

Como Citar

Pontes Amorim, N., da Silva, N. V. S., & Almeida de Assis, D. C. (2017). ESTUDO DE PREDIÇÃO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE PETRÓLEO POR INJEÇÃO CONTINUA DE ÁGUA E GÁS: CAMPO DE EAST UNITY, BACIA DE MUGLAD. HOLOS, 1, 174–184. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5205

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.