DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.4612Palavras-chave:
Produção de óleo, Elevação artificial, Bombeio mecânico, DimensionamentoResumo
Os métodos de elevação artificial são utilizados quando a energia oriunda do reservatório não é suficiente para elevar os fluidos à superfície. A elevação artificial proporciona energia ao fluido presente no fundo do poço, através da implementação de diversos equipamentos. Entre os métodos de elevação, o bombeio mecânico é o mais utilizado em poços onshore. Nesse método, o movimento rotativo de um motor situado na superfície é transformado em movimento alternativo da coluna de hastes. Para implementar o bombeio mecânico em um poço de petróleo é fundamental a realização do dimensionamento. O dimensionamento é responsável por determinar os parâmetros operacionais, e colaborar na seleção dos equipamentos de superfície e de subsuperfície. Neste trabalho foi apresentado o procedimento do cálculo necessário para o dimensionamento da unidade de bombeio. Nos cálculos foram utilizadas as equações do método convencional de projeto. O método apresenta equações simples e é aplicável a poços rasos ou com profundidade média (até 2500 m). Este trabalho resultou na elaboração de uma planilha eletrônica em Excel® que, utilizando as equações contidas na literatura, calcula de forma rápida e prática as variáveis requeridas para o dimensionamento da unidade de bombeio.Downloads
Referências
Freitas, C. H. D. (2010). Sistema especialista fuzzy para dimensionamento de bombeio mecânico (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Gomes, H. P. (2009). Desenvolvimento de um sistema inteligente para a análise de cartas dinamométricas no método de elevação por bombeio mecânico (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Guo, B.; Lyons, W. C.; & Ghalambor, A. (2007). Petroleum Production Engineering : A Computer-Assisted Approach, Elsevier, Oxford.
Lima, F. S. D. (2014). Detecção e classificação de modos de operação do bombeio mecânico via cartas dinamométricas (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Lins, F. C. D. A. (2010). Modelagem e simulação de um sistema de bombeio mecânico em poços direcionais utilizando parâmetros concentrados (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Nascimento, J. M. A. D. (2005). Simulador computacional para poços de petróleo com método de elevação artificial por bombeio mecânico (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Paula, C. A. B. (2016). Monitoramento e controle do balanceamento de unidade de bombeio mecânico usando inversor de frequência e fator de carga cíclica (Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia).
Sousa, M. A. D. (2010). BMMobile: uma linha de produtos para dimensionamento de bombeio mecânico em dispositivos móveis(Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Takács, G. (2003). Sucker-rod pumping manual. PennWell Books.
THOMAS, J. E. (2001). Fundamentos da Engenharia do Petróleo. Segunda edição. Rio de Janeiro: Editora Interciência.