O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.5634

Palavras-chave:

Processo de produção textual, Revisão de textos, Habilidades metatextuais.

Resumo

Objetivou-se analisar a prática pedagógica destinada à produção de textos a fim de identificar as estratégias didáticas adotadas para o planejamento e a revisão da produção dos estudantes. Foram realizadas trinta e uma horas de observação da prática de professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Verificou-se que nas atividades de planejamento as professoras propiciaram a leitura de diferentes textos e promoveram discussões sobre os conteúdos que seriam abordados nas produções. As atividades de revisão foram prevalentes após o término da primeira versão dos textos. Conclui-se que os encaminhamentos observados não possibilitaram aos estudantes relevante melhoria no desempenho em relação à coesão e à coerência nos textos produzidos e, principalmente, na gestão consciente dos elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais. Infere-se que o planejamento e a revisão são atividades metatextuais que contribuem para o desempenho na escrita e, portanto, são ações que precisam ser contempladas na prática pedagógica para um eficiente processo de ensino-aprendizagem da produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Folmann da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR

Pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Profissional do Magistério na Rede Municipal de Educação de Curitiba. 

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

Referências

Abaurre, M. B. M., Fiad, R.S., Mayrink-Sabinson, M.L.T. (1997). Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado das Letras.

Andrade, R.M.B.L. (2010). Revisão de cartas de reclamação: reflexões sobre as modificações realizadas por crianças. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.

Antunes, I. (2016). Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. Em F. A. Coelho & R. Palomanes (Orgs.). Ensino de produção textual (pp. 9-21) São Paulo: Contexto.

Calkins, L.M. (2002). A arte de ensinar a escrever: o desenvolvimento do discurso escrito. (D. Batista, Trad.) Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 1986)

Castedo, M. & Ferreiro, E. (2013). Produção e revisão de epígrafes em situação didática com crianças de 7 e 9 anos. EM E. Ferreiro. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. (pp. 385-419). São Paulo: Cortez, 2013.

Costa, M.C.F. (2010) O papel da revisão textual em textos reescritos por crianças. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Cunha, C. & Cintra, L.F.L. (2008). Nova gramática do português contemporâneo (5ª ed.). Rio de Janeiro: Lexikon.

Dalla-Bona, E.M. (2012). Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR.

D’Elia, M.E.R. (2007). O texto do professor no texto do aluno: intenções e significado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.

Dutra, E.F. (2011). A revisão textual nos anos iniciais da escolaridade: percursos e procedimentos. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

Gombert, J.E. (1992). Metalinguistic Development. Hertfordshire: Harvester Wheatsheaf.

Guimarães, S.R.K. (2013) The role of morphosyntactic awareness in conventional lexical segmentation. Paidéia, 23 (55), 225-233.

Hayes, J.R. & Flower, L. (1980). Identifying the organization of writing processes. Em L.W. Gregg & E. R. Steinberg (Orgs.). Cognitive processes in writing: an interdisciplinary approach. (pp. 3-30) Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.

Jolibert, J. (1994). Formando crianças produtoras de texto. Porto Alegre: Artmed.

Koch, I.V. & Elias, V.M. (2016). Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto.

Leal, T.F. & Melo, K.L.R. de. (2007). Produção de textos: introdução ao tema. Em T. F. Leal & A. C. P. Brandão (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental (pp. 11-27) Belo Horizonte: Autêntica.

Lucena, R.N. (2013). A revisão no planejamento, na textualização e na edição: estudo sobre as habilidades das crianças de planejar, revisar e refletir sobre as alterações no texto. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.

Melo, K.L.R. & Silva, A. da (2007). Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. Em Em T. F. Leal & A. C. P. Brandão (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental (pp. 81-98). Belo Horizonte: Autêntica.

Nascimento, C.E.R. (2009). Escrevendo relatórios em sala de aula: gênero discursivo, circulação e referenciação. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.

Pereira, L.A. (2008). Escrever com as crianças: como fazer bons leitores e escritores. Porto: Porto Editora.

Rocha, G. (1999). A apropriação das habilidades textuais pela criança. Campinas: Papirus.

Spinillo, A.G. (2009). A consciência metatextual. Em M. da Mota (Org.). Desenvolvimento metalinguístico: questões contemporâneas (pp. 77-113). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Sampieri, R. H., Collado, C. F. & Lucio, M. del P. (2013). Metodologia de Pesquisa (5ª ed.). Porto Alegre: Penso.

Spinillo, A.G. (2015). “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos. Letras de Hoje, 59(1), 32-39.

Travaglia, L.C. (2016). Planejamento de textos para sua produção. EM F. A. Coelho & R. Palomanes (Orgs.). Ensino de produção textual (pp. 87-107). São Paulo: Contexto.

Downloads

Publicado

19/02/2020

Como Citar

da Silva, T. F., & Guimarães, S. R. K. (2020). O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 1, 1–21. https://doi.org/10.15628/holos.2020.5634

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.