IDENTIFICAÇÃO DE PERDAS EM PROCESSO DE E-COMMERCE SEGUNDO O REFERENCIAL DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3191

Palavras-chave:

Sistema de Produção, Varejo, e-Commerce, Sete Perdas, Toyota

Resumo

O cenário brasileiro de vendas eletrônicas vem crescendo significativamente e, com isso, o gerenciamento da informação e do processo se tornam elemento essencial nas organizações que buscam uma maior fatia neste segmento. O presente artigo tem como objetivo a identificação de perdas no processo de e-commerce do Walmart Brasil, à luz dos princípios básicos do Sistema Toyota de Produção. Após revisão teórica é apresentado o processo de recebimento de pedidos, sistema de gestão online e logística, etapas do processo de venda online da empresa, com a observação das características mais profundas a respeito dos processos realizados. O método utilizado foi um estudo de caso embasado em entrevista e análise de dados. Os principais resultados apresentaram um número elevado de perdas no processo de e-commerce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Cásseres Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS

Gislaine Gabriele Saueressig, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS

Jorge Ubirajara Gustavo Junior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS

Doutorando em Engenharia de Produção pela UNISINOS

Juliane Luchese, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS

Jéssica Mariella Bauer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS

Miguel Afonso Sellitto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor e pesquisador do PPGEPS UNISINOS

Referências

Anzanello, M. J., Falcão, A. G, Fogliatto, F. S. & Filomena, T. P. (2009). Análise de perdas e melhorias baseadas em conceitos de Produção Enxuta na indústria vinícola, Revista Gestão Industrial, 5(1), pp.141-154.

Antunes Júnior., J. A. V. (1998). Em Direção a uma Teoria Geral do Processo na Administração da Produção; uma discussão sobre a possibilidade de unificação da teoria das restrições e da teoria que sustenta a construção dos sistemas de produção com estoque zero. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 399p.

Antunes Júnior., J. A. V. (1995). A Lógica das Perdas nos Sistemas de Produção; uma análise crítica, Revista Brasileira de Administração Contemporânea, 1(7), pp.35-371.

Antunes Júnior., J., Alvarez, R., Klippel, M., Pellegrin, I. & Bortolotto, P. (2008). Sistemas de Produção: Conceitos e Práticas para Projeto e Gestão da Produção Enxuta. Porto Alegre: Bookman. 326p.

Antunes Júnior., J. A. V. & Klippel, M. (2002). Análise crítica do inter-relacionamento das perdas e dos subsistemas do sistema Toyota de produção. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Curitiba, PR, Brasil, 22.

Bornia, A. C. (2002). Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman.

Corrêa, H. L. & Gianesi, I. G. N. (1993). Just in Time, MRP II e OPT: Um Enfoque Estratégico. São Paulo: Atlas.

E-Bit (2015). Comércio Eletrônico cresce 24% em 2014 e maior acesso aos Smartphones ajuda a Alavancar Mobile Commerce. Recuperado de:http://www.ebitempresa.com.br/clip.asp?cod_noticia=3958&pi=1.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 175p.

Ghinato, P. (1994). Elementos para a Compreensão de Princípios Fundamentais do Sistema Toyota de Produção: Autonomação e Zero Defeitos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Ghinato, P. (1995). Sistema Toyota de produção: mais do que simplesmente Just-in-Time. Production, 5(2), 169-189. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-65131995000200004

Falcão, A. S. G. (2001). Diagnóstico de perdas e aplicação de ferramentas para controle de qualidade e melhoria do processo de produção em uma etapa construtiva de edificações habitacionais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 165p.

Jiang, Y., Shang, Y., Liu, Y., & May, J. (2015). Redesigning promotion strategy for e-commerce competitiveness through pricing and recommendation. Journal of Production Economics, 167, pp. 257–270.

Jornal Data Folha. (2014). Retirado de: datafolha-comprova-walmart-brasil-tem-o-menor preo-57.html.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2010). Metodologia Científica: Ciência e conhecimento científico; método científico; teoria, hipóteses e variáveis e metodologia jurídica. São Paulo: Atlas.

Marett, K., Pearson A. K., Pearson, R. A. & Bergiel, E. (2015). Using mobile devices in a high risk context: The role of risk and trust in an exploratory study in Afghanistan. Technology in Society, 41, pp. 54 -64.

Menegon, D., Nazareno, R. R. & Rentes, A. F. (2003). Relacionamento entre desperdícios e técnicas a serem adotadas em um Sistema de Produção Enxuta. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Ouro Petro, MG, Brasil, 23.

Mohammada, R. M., Thabtahb, F. & Mccluskey, L . (2015). Tutorial and critical analysis of phishing websites methods. Computer Science Review, 17, pp.1-24.

Moreira, D. A. (2011). Administração da produção e operações. São Paulo: Cengage Learning.

Monden, Y. (2011). Toyota production system: an integrated approach to just-in-time. CRC Press. 566p.

Neto, M. V. J. (2006). Perdas de produtividade devido à produção de peças defeituosas: um estudo de caso no setor de montagem em uma indústria fabricante de máquinas têxteis. Revista Intersaberes, 1 (1), pp. 137 – 167.

Ohno, T. (1997). O Sistema Toyota de Produção - Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman.

Reddy, N. A. & Divekar, B. R. (2014). A Study Of Challenges Faced By E-Commerce Companies In India And Methods Employed To Overcome Them. Procedia Economics and Finance. 11, pp. 553 – 560.

Shingo, S. (1996a). Sistema Toyota De Produção: Do Ponto-De-Vista de Engenharia de Produção. Porto Alegre: Bookmann.

Shingo, S. (1996b). Sistema de Produção com Estoque-Zero: O Sistema Shingo para Melhorias Contínuas. Porto Alegre, Editora Bookman.

Slack, N., Chanbers, S. T. & Johston, R. (2002). Administração da Produção. São Paulo: Atlas.

Spear, S. & Bowen, H. K. (1999). Decoding the DNA of the Toyota Production System. Harvard Business Review, 77 (5), pp.96-108.

Walmart. (2014). Site Institucional. Retirado de: http://www.walmart.com.br/.

Womack, J. P. & Jones, D. T. (1998). A Mentalidade Enxuta nas Empresas – Elimine Desperdício e Crie Riquezas. Rio de Janeiro: Campus.

Downloads

Publicado

09/05/2017

Como Citar

Souza, M. C., Saueressig, G. G., Gustavo Junior, J. U., Luchese, J., Bauer, J. M., & Sellitto, M. A. (2017). IDENTIFICAÇÃO DE PERDAS EM PROCESSO DE E-COMMERCE SEGUNDO O REFERENCIAL DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO. HOLOS, 8, 192–210. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3191

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.