DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO A RELATIVIDADE GERAL E O MUSEU DO ECLIPSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.11039

Palavras-chave:

Sobral, Entrevistas, Ambiente de divulgação

Resumo

Este trabalho investiga qualitativamente o potencial dos espaços não formais na complementação de uma educação escolar forjada nas instituições formais e nas contribuições prestadas para a divulgação científica, tomando como referência um estudo de caso envolvendo, a Teoria da Relatividade Geral (TRG) e o Museu do Eclipse. O estudo foi concretizado numa pesquisa de campo subsidiado por entrevistas e questionários, nos quais foram envolvidas pessoas que compõem a população sobralense, o primeiro diretor do Museu do Eclipse, o diretor atual e ex-funcionários da instituição. Os resultados apontam para a importância do comprometimento com a cidade, educação e memória; para a necessidade de investimentos permanentes de fluxo contínuo nos vários espaços educacionais e incentivo à interação otimizando a formação escolar e a eficiência deles, e para o fato de que os currículos escolares locais ainda não têm prestigiado devidamente os conhecimentos científico-culturais regionais, levando a uma formação básica deficitária por parte dos cidadãos. Em função desse déficit, percebeu-se que os cidadãos não têm adquirido os conhecimentos necessários para a compreensão de fatos relevantes à explicação científica do fenômeno astronômico observado e registrado na cidade há pouco mais de um século e que contribuiu notoriamente para comprovação da TRG.

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Biografia do Autor

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Cedro

Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-IFCE); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará; graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará; Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Rarisson Alexandre Félix, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral

Graduado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral; Bolsista no Mestrado Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física; Professor efetivo da rede básica de ensino no município de Sobral.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Maracanaú

Graduado em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; É autor de livros didáticos direcionados a estudantes universitários e concursos públicos.

Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Graduado em Licenciatura em Física Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará.

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará; Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará; graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo; Professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido.

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Publicado

06/03/2024

Como Citar

Oliveira, A. N. de, Félix, R. A., Siqueira, M. C. A., Neto, J. G. P., & Paulino, O. F. (2024). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO A RELATIVIDADE GERAL E O MUSEU DO ECLIPSE. HOLOS, 8(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.11039

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ARTIGOS

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