DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO A RELATIVIDADE GERAL E O MUSEU DO ECLIPSE
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2023.11039Palavras-chave:
Sobral, Entrevistas, Ambiente de divulgaçãoResumo
Este trabalho investiga qualitativamente o potencial dos espaços não formais na complementação de uma educação escolar forjada nas instituições formais e nas contribuições prestadas para a divulgação científica, tomando como referência um estudo de caso envolvendo, a Teoria da Relatividade Geral (TRG) e o Museu do Eclipse. O estudo foi concretizado numa pesquisa de campo subsidiado por entrevistas e questionários, nos quais foram envolvidas pessoas que compõem a população sobralense, o primeiro diretor do Museu do Eclipse, o diretor atual e ex-funcionários da instituição. Os resultados apontam para a importância do comprometimento com a cidade, educação e memória; para a necessidade de investimentos permanentes de fluxo contínuo nos vários espaços educacionais e incentivo à interação otimizando a formação escolar e a eficiência deles, e para o fato de que os currículos escolares locais ainda não têm prestigiado devidamente os conhecimentos científico-culturais regionais, levando a uma formação básica deficitária por parte dos cidadãos. Em função desse déficit, percebeu-se que os cidadãos não têm adquirido os conhecimentos necessários para a compreensão de fatos relevantes à explicação científica do fenômeno astronômico observado e registrado na cidade há pouco mais de um século e que contribuiu notoriamente para comprovação da TRG.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal. Porto Editora.
DUTRA, Soraia; NASCIMENTO, Silvania (2016). A educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto. Educação em revista quadrimestral, v. 39, n. esp. (supl.), p. 125-134. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/20994/15429>. Acesso em 29 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.20994
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos (2011). A instituição formal e a não-formal na construção do currículo de uma escola de tempo integral. Educ. rev. [online], v.27, n.3, p. 163-182. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000300009
KEMPER, Érico (2008). A inserção de tópicos de astronomia como motivação para o estudo da mecânica em uma abordagem epistemológica para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli (2017). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. [reimpr.]. Rio de Janeiro: E.P.U..
MARANDINO, Martha; SILVEIRA, Rodrigo; CHELINI, Maria Julia; FERNANDES, Alessandra; RACHID, Viviane; MARTINS, Luciana; LOURENÇO, Márcia; FERNANDES, José; FLORENTINO, Harlei (2003). A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa que faz? ATAS DO IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Bauru, SP, 25-29 novembro 2003.
MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide Farias (2005). Einstein, a física dos brinquedos e o princípio da equivalência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n.3. p. 299-315. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6373/5899>. Acesso em: 29 mai. 2020.
OLIVEIRA, Antônio Nunes de; BEZERRA, Isaque Almeida; FRAGA, Wilton Bezerra de; SIQUEIRA, Marcos Cirineu Aguiar (2017). Ensino da teoria da relatividade em Sobral (CE): uma pesquisa com professores e alunos egressos do Ensino Médio. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v.4, n.3, p. 18-36. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/2121. Acesso em 29 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2121
SANTOS, Thiago da Silva; GERMANO, Marcelo Gomes (2015). A educação formal, informal e não formal e os museus de ciências. In: anais do V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB. Campina Grande.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.