EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2013.1752Resumo
A educação ambiental é um tema transversal que deve estar presente em todas as disciplinas do ensino fundamental e médio, devido ao posicionamento em que a nossa natureza se encontra, principalmente nos dias atuais, início do século XXI. Este tema tornou-se importante por dar suporte ao professor para que ele possa trabalhar com os alunos o tema relacionado ao meio ambiente de forma mais participativa, crítica e consciente, com a intenção de desacelerar a destruição dos nossos recursos naturais e proteger mais a natureza, incluindo o próprio ser humano e sua qualidade de vida. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido nas escolas de ensino fundamental e médio do município de Aimorés (MG), promovido pelo Instituto Terra, como um caso bem-sucedido em educação ambiental, mostrando que é possível modificar uma realidade natural local com educação ambiental no contexto escolar, em uma perspectiva emancipatória na qual o aluno é mais dinâmico, crítico e participativo em suas atitudes em relação ao meio ambiente.Downloads
Referências
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 41.
SALGADO, l.D.W. Métodos, resultados e reflexões de um programa de educação ambiental do Instituto Terra. 1. ed. Aimorés: Câmara Brasileira do Livro, 2009, p. 10.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.795 de 27/04/1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 20 de setembro de 2011.
LOUREIRO, C.F.B. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, P.P. Identidades da educação ambiental brasileira. 1. ed. Brasília: MMA, 2004, p. 81.
BORGES, J.A.S. Educação ambiental e inclusão social. Revista Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 2, p. 285-292, 2011.
MACIEL, J. et al. Metodologias de uma educação ambiental inclusiva 1. ed. Porto Alegre: EGP, 2010, p. 5.
NUNES, L.B.; CARVALHO, I.C. Ambientalização do ensino médio: impactos do Novo ENEM-2009. 1. ed. Rio Grande do Sul, 2010, p. 30.
SILVA, J; RAMOS; M.M.S. Prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar. Brasília, 2006.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009, p. 64-81.
SILVA, I.M.R. Práticas pedagógicas em educação ambiental: uma visão freiriana para um complemento na formação de normalistas. IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL. ANAIS..., 2010, p. 12.
ROCHA, F.; BARBOSA, X.?; ABESSA, X.?. Trilha ecológica como instrumento de educação ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 2010, Bauru. Revista Brasileira de Ecoturismo. São Paulo, 3 v. p. 478–497, 2010.
CRIBB, S.L.S.P. Contribuição da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao meio ambiente. Revista REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010, p. 8.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p.