EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA DOCENTE

Autores

  • Izabela Carvalho Bento Centro Universitário UNA
  • Áurea Regina Guimaraes Thomazi Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1752

Resumo

A educação ambiental é um tema transversal que deve estar presente em todas as disciplinas do ensino fundamental e médio, devido ao posicionamento em que a nossa natureza se encontra, principalmente nos dias atuais, início do século XXI. Este tema tornou-se importante por dar suporte ao professor para que ele possa trabalhar com os alunos o tema relacionado ao meio ambiente de forma mais participativa, crítica e consciente, com a intenção de desacelerar a destruição dos nossos recursos naturais e proteger mais a natureza, incluindo o próprio ser humano e sua qualidade de vida. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido nas escolas de ensino fundamental e médio do município de Aimorés (MG), promovido pelo Instituto Terra, como um caso bem-sucedido em educação ambiental, mostrando que é possível modificar uma realidade natural local com educação ambiental no contexto escolar, em uma perspectiva emancipatória na qual o aluno é mais dinâmico, crítico e participativo em suas atitudes em relação ao meio ambiente.

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Biografia do Autor

Izabela Carvalho Bento, Centro Universitário UNA

departamento de Educação. Área de educação ambiental no contexto escolar.

Áurea Regina Guimaraes Thomazi, Centro Universitário UNA

departamento de Educação. Área de educação ambiental no contexto escolar.

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Publicado

10/12/2013

Como Citar

Bento, I. C., & Thomazi, Áurea R. G. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA DOCENTE. HOLOS, 6, 103–119. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1752

Edição

Seção

ARTIGOS