REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.11427Palavras-chave:
Jovens pesquisadores, Educação Remota, Educação a Distância, Mídia online, COVID-19.Resumo
É inegável o momento de crise que a humanidade passa a atravessar a partir da disseminação do novo Coronavírus. O contexto pandêmico impactou profundamente a dinâmica do mundo do trabalho, provocando alterações no funcionamento das organizações que assumiram o formato remoto, destacadamente as instituições de educação escolar. O presente estudo aborda uma experiência de educação online integradora desenvolvida junto ao projeto de extensão “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição Internacional”. O objetivo é analisar o conteúdo de entrevistas realizadas por jovens pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho (Portugal), publicadas no Jornal Potiguar Notícias, com o propósito de refletir sobre a experiência educativa nestes tempos de pandemia. O recorte temporal das entrevistas compreendeu os meses de junho e julho do ano 2020. O procedimento metodológico utilizado baseou-se na análise temática, com apoio do software NVivo12, na qual foram inferidos tópicos que se desmembraram em temas e subtemas sobre os assuntos levantados nas vinte e três entrevistas. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, os resultados apontam que o contexto de educação remota mobilizou professores, estudantes e famílias para o complexo e criativo exercício da educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação.
Downloads
Referências
Aguiar, G. P. DE. (2020). Modalidade de Educação a Distância (EaD) versus Ensino Remoto (ER). [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 10) Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46078/modalidade-de-educacao-a-distancia-ead-versus-ensino-remoto-er.
Aleixo, A. (2020). Makers Mudam o Mundo e Reinventam a Escola. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 6). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45936/makers-mudam-o-mundo-e-reinventam-a-escola.
Alves, R. (2020). Educação para a Saúde no Ensino Superior: Health On You Program. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 7). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45984/de-portugal-a-pesquisadora-regina-alves-fala-sobre-ensino-superior-e-saude.
Araújo, A. (2020). Estamos Dentro de um Grande Jogo: Vivendo e Aprendendo a Jogar. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 13). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46180/estamos-dentro-de-um-grande-jogo-vivendo-e-aprendendo-a-jogar.
Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand.
Braga, W. (2020). De Manaus/Brasil, a pandemia reforçou a necessidade de se promover a inclusão digital. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 23). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46335/de-manausbrasil-reflexoes-sobre-o-valor-da-inclusao-digital-com-a-pandemia.
Braun, V., & Clarke, V. (2013). Successful qualitative research: A practical guide for beginners. Los Angeles/London/New Delhi/Singapore/Washington, DC: SAGE Publications.
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.
Castro, A. C. R. DE. (2020). Apareceu uma Pandemia no meio de meu sonho de ingressar no Ensino Superior- E agora?. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 4). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45842/pandemia-no-meio-de-meu-sonho-de-ingressar-no-ensino-superior-e-agora.
Cardoso, S. (2020). Em Cabo Verde, as tecnologias educativas na mitigação dos efeitos da COVID-19. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 22). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46316/em-cabo-verde-as-tecnologias-educativas-na-mitigacao-dos-efeitos-da-covid-19.
Cevallos, J. L. (2020). Do Equador, reflexões sobre a Avaliação das Aprendizagens em tempos de pandemia. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 15). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46197/do-equador-reflexoes-sobre-a-avaliacao-das-aprendizagens-em-tempos-de-pandemia.
Coelho, A. A. (2020). Contributos dos Conselhos Municipais de Educação em tempos de Pandemia. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 11). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46128/contributos-dos-conselhos-municipais-de-educacao-em-tempos-de-pandemia.
FARIA, P. M. (2020). De Timor Leste, plano de ação concebido para o período de suspensão das atividades académicas motivado pela pandemia COVID-19. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 19). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46268/de-timor-leste-asia-plano-de-acao-academico-para-o-periodo-pandemico.
Freire, P. (2005). Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Lamela, C. (2020). Autoavaliação em tempos de pandemia: dar voz aos que reinventaram os modos de ensinar e de aprender. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 9). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46057/de-portugal-entrevista-com-conceicao-lamela-sobre-autoavaliacao-na-pos-pandemia.
Leite, E. A. M. (2020). A formação de professores no período pós-pandemia. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 1). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45736/entrevista-com-a-pesquisadora-eliana-leite-sobre-formacao-docencia-e-pandemia.
Lucamba, A. (2020). De Angola, reflexões sobre o Ensino a Distância, antes e durante a pandemia. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 21). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46303/de-angola-reflexoes-sobre-o-ensino-a-distancia-antes-e-durante-a-pandemia.
Magalhães, P. (2020) Escola e a Educação Urbana: do Projeto Educativo à construção de Comunidades de Aprendizagem. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 16). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46220/de-portugal-entrevista-de-patricia-magalhaes-sobre-escola-e-educacao-urbana.
Milicinho, A. (2020). De Moçambique/África, reflexões sobre os constrangimentos do ensino remoto. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 20). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46283/em-mocambique-africa-educacao-escolar-durante-o-estado-de-emergencia.
Moura, S. (2020) Povos Indígenas, Tecnologias Digitais e Educação. . [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 5). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45904/povos-indigenas-tecnologias-digitais-e-educacao.
Nogueira, L. S. (2020). De Cabo Verde, reflexões sobre as transformações no ensino relacionadas ao uso das tecnologias. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 18). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46264/de-cabo-verde-reflexoes-sobre-as-transformacoes-no-ensino-e-o-uso-de-tecnologia.
Ribeirinha, T. (2020). Nenhum ser humano é uma ilha. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 3). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45819/entrevista-com-teresa-ribeirinha-nenhum-ser-humano-e-uma-ilha.
Rodrigues, A. I. (2020). Multi Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para enfrentar os tempos pandémicos. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 8) Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46014/multi-tecnologias-digitais-de-informacao-e-comunicacao-e-a-docencia-online
Rodrigues, E. (2020). Docência e Aprendizagem em 2020. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 2). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45771/entrevista-com-a-pesquisadora-portuguesa-eduarda-rodrigues-sobre-educacao.
Santos, L. (2020) PANDEMIA: contexto de transformação de comportamento. [Entrevista concedida a Tavares, A]. Jornal Potiguar Notícias. Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/colunas/post/3215/pandemia-contexto-detransformacao-de-comportamento.
Santos, L. (2020). Ensino híbrido: será o novo normal da educação? . [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 14). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46172/ensino-hibrido-sera-o-novo-normal-da-educacao.
Sarmento, M. J. (2002) Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Educação & Sociedade. 23(78), 265-283. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200015.
Silva, B. (2008). Tecnologias, Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais. In Martins, Moisés & Pinto, M. (Orgs.). Comunicação e Cidadania - Actas 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), pp. 1908-1920. (ISBN 978-989-95500-1-8).
Silva, B., & Pereira M. G. (2011). Contributos da Escola para a Inclusão Digital. Innovación Educativa, nº 21, número temático “Educación Inclusiva”. Vigo: IEC - Instituto de Ciencias da Educación da Universidade de Santiago de Compostela, pp. 217-227. Recupeerado de: https://revistas.usc.gal/index.php/ie/article/view/35.
Strauss, A., & Corbin, J. (1990) Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc.
Teixeira, M. (2020). As condições Tecnológicas e de Ensino a Distância no Ensino Geral e Superior em Angola. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 12). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46148/de-angolaafrica-reflexao-sobre-a-educacao-a-distancia-de-emergencia.
Tumbo, D. (2020). Os Desafios da Educação a Distância e E-Learning no suporte da Educação Domiciliar em Moçambique em tempos de pandemia: um sonho possível. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 17). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46242/desafios-da-educacao-a-distancia-e-e-learning-em-mocambique-um-sonho-possivel.