REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.11427

Palavras-chave:

Jovens pesquisadores, Educação Remota, Educação a Distância, Mídia online, COVID-19.

Resumo

É inegável o momento de crise que a humanidade passa a atravessar a partir da disseminação do novo Coronavírus. O contexto pandêmico impactou profundamente a dinâmica do mundo do trabalho, provocando alterações no funcionamento das organizações que assumiram o formato remoto, destacadamente as instituições de educação escolar. O presente estudo aborda uma experiência de educação online integradora desenvolvida junto ao projeto de extensão “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – Edição Internacional”. O objetivo é analisar o conteúdo de entrevistas realizadas por jovens pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade do Minho (Portugal), publicadas no Jornal Potiguar Notícias, com o propósito de refletir sobre a experiência educativa nestes tempos de pandemia. O recorte temporal das entrevistas compreendeu os meses de junho e julho do ano 2020. O procedimento metodológico utilizado baseou-se na análise temática, com apoio do software NVivo12, na qual foram inferidos tópicos que se desmembraram em temas e subtemas sobre os assuntos levantados nas vinte e três entrevistas. Apesar dos inúmeros desafios enfrentados, os resultados apontam que o contexto de educação remota mobilizou professores, estudantes e famílias para o complexo e criativo exercício da educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, IFRN

Andrezza M. B. do N. Tavares é Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela UFRN e Pós-Doutorada pela Universidade do Minho/Portugal. Possui Curso de Pedagogia, Curso de Jornalismo, Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Pós-Graduação em Educação Profissional pelo IFRN. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Também no IFRN, atua como Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN), do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN) e dos Cursos Superiores de Graduação. Atuou como Coordenadora Institucional do Programa PIBID/IFRN financiado pela agência de fomento CAPES, no período de 2013 até 2018. Atualmente, é Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/IFRN financiado pela agência de fomento CAPES, de 2018 até o ano corrente. No campo das atividades de Extensão, Coordena o Projeto "Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN", desde 2017. No campo da pesquisa, é membro do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ "Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (ECOS)" que realiza investigação no campo das ciências da educação junto à linha de pesquisa "Sociologia educacional e ação pedagógica", na UFRN. No Jornalismo, compõe a equipe de redação (escreve, reporta e noticia) do complexo de comunicação “Potiguar Notícias” por meio do jornal eletrônico, da rádio e da TV digital (PNTV). As atividades profissionais realçam proximidade com os objetos de pesquisa: Formação de professores, Educação Profissional, Ensino Superior, Processos Cognitivos e Teorias da Aprendizagem, Educação Escolar e Não-Escolar e Comunicação Social.

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Bento Duarte da Silva - Doutorado em Educac?a?o, na a?rea da Tecnologia Educativa e Professor Catedra?tico do Instituto de Educac?a?o da Universidade do Minho (rece?m aposentado). Foi Vice-Presidente do Instituto de Educac?a?o; Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa; Coordenador da a?rea de Especializac?a?o de Tecnologia Educativa do Mestrado em Cie?ncias da Educac?a?o, e Coordenador da especialidade de Tecnologia Educativa no Doutoramento em Cie?ncias da Educac?a?o. Atualmente, e? membro do Centro de Compete?ncia da UMinho para a a?rea das Tecnologias de Informac?a?o e Comunicac?a?o na Educac?a?o; e e? Presidente da Associac?a?o Cienti?fica Internacional de Psicopedagogia. Desenvolve, ainda, atividades de pesquisa no Centro de Investigac?a?o em Educac?a?o na UMinho e atividades de orientac?a?o nos Programas de Po?s-Graduac?a?o em Tecnologia Educativa (Mestrado e Doutoramento) no Instituto de Educac?a?o da UMinho. E? autor de cerca de trezentos trabalhos de investigac?a?o sobre TIC na Educac?a?o.

Referências

Aguiar, G. P. DE. (2020). Modalidade de Educação a Distância (EaD) versus Ensino Remoto (ER). [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 10) Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46078/modalidade-de-educacao-a-distancia-ead-versus-ensino-remoto-er.

Aleixo, A. (2020). Makers Mudam o Mundo e Reinventam a Escola. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 6). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45936/makers-mudam-o-mundo-e-reinventam-a-escola.

Alves, R. (2020). Educação para a Saúde no Ensino Superior: Health On You Program. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 7). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45984/de-portugal-a-pesquisadora-regina-alves-fala-sobre-ensino-superior-e-saude.

Araújo, A. (2020). Estamos Dentro de um Grande Jogo: Vivendo e Aprendendo a Jogar. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 13). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46180/estamos-dentro-de-um-grande-jogo-vivendo-e-aprendendo-a-jogar.

Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand.

Braga, W. (2020). De Manaus/Brasil, a pandemia reforçou a necessidade de se promover a inclusão digital. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 23). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46335/de-manausbrasil-reflexoes-sobre-o-valor-da-inclusao-digital-com-a-pandemia.

Braun, V., & Clarke, V. (2013). Successful qualitative research: A practical guide for beginners. Los Angeles/London/New Delhi/Singapore/Washington, DC: SAGE Publications.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.

Castro, A. C. R. DE. (2020). Apareceu uma Pandemia no meio de meu sonho de ingressar no Ensino Superior- E agora?. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 4). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45842/pandemia-no-meio-de-meu-sonho-de-ingressar-no-ensino-superior-e-agora.

Cardoso, S. (2020). Em Cabo Verde, as tecnologias educativas na mitigação dos efeitos da COVID-19. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 22). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46316/em-cabo-verde-as-tecnologias-educativas-na-mitigacao-dos-efeitos-da-covid-19.

Cevallos, J. L. (2020). Do Equador, reflexões sobre a Avaliação das Aprendizagens em tempos de pandemia. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 15). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46197/do-equador-reflexoes-sobre-a-avaliacao-das-aprendizagens-em-tempos-de-pandemia.

Coelho, A. A. (2020). Contributos dos Conselhos Municipais de Educação em tempos de Pandemia. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 11). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46128/contributos-dos-conselhos-municipais-de-educacao-em-tempos-de-pandemia.

FARIA, P. M. (2020). De Timor Leste, plano de ação concebido para o período de suspensão das atividades académicas motivado pela pandemia COVID-19. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 19). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46268/de-timor-leste-asia-plano-de-acao-academico-para-o-periodo-pandemico.

Freire, P. (2005). Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Lamela, C. (2020). Autoavaliação em tempos de pandemia: dar voz aos que reinventaram os modos de ensinar e de aprender. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 9). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46057/de-portugal-entrevista-com-conceicao-lamela-sobre-autoavaliacao-na-pos-pandemia.

Leite, E. A. M. (2020). A formação de professores no período pós-pandemia. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 1). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45736/entrevista-com-a-pesquisadora-eliana-leite-sobre-formacao-docencia-e-pandemia.

Lucamba, A. (2020). De Angola, reflexões sobre o Ensino a Distância, antes e durante a pandemia. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 21). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46303/de-angola-reflexoes-sobre-o-ensino-a-distancia-antes-e-durante-a-pandemia.

Magalhães, P. (2020) Escola e a Educação Urbana: do Projeto Educativo à construção de Comunidades de Aprendizagem. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 16). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46220/de-portugal-entrevista-de-patricia-magalhaes-sobre-escola-e-educacao-urbana.

Milicinho, A. (2020). De Moçambique/África, reflexões sobre os constrangimentos do ensino remoto. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 20). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46283/em-mocambique-africa-educacao-escolar-durante-o-estado-de-emergencia.

Moura, S. (2020) Povos Indígenas, Tecnologias Digitais e Educação. . [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 5). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45904/povos-indigenas-tecnologias-digitais-e-educacao.

Nogueira, L. S. (2020). De Cabo Verde, reflexões sobre as transformações no ensino relacionadas ao uso das tecnologias. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 18). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46264/de-cabo-verde-reflexoes-sobre-as-transformacoes-no-ensino-e-o-uso-de-tecnologia.

Ribeirinha, T. (2020). Nenhum ser humano é uma ilha. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 3). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45819/entrevista-com-teresa-ribeirinha-nenhum-ser-humano-e-uma-ilha.

Rodrigues, A. I. (2020). Multi Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para enfrentar os tempos pandémicos. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 8) Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46014/multi-tecnologias-digitais-de-informacao-e-comunicacao-e-a-docencia-online

Rodrigues, E. (2020). Docência e Aprendizagem em 2020. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 2). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/45771/entrevista-com-a-pesquisadora-portuguesa-eduarda-rodrigues-sobre-educacao.

Santos, L. (2020) PANDEMIA: contexto de transformação de comportamento. [Entrevista concedida a Tavares, A]. Jornal Potiguar Notícias. Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/colunas/post/3215/pandemia-contexto-detransformacao-de-comportamento.

Santos, L. (2020). Ensino híbrido: será o novo normal da educação? . [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 14). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46172/ensino-hibrido-sera-o-novo-normal-da-educacao.

Sarmento, M. J. (2002) Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Educação & Sociedade. 23(78), 265-283. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200015.

Silva, B. (2008). Tecnologias, Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais. In Martins, Moisés & Pinto, M. (Orgs.). Comunicação e Cidadania - Actas 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), pp. 1908-1920. (ISBN 978-989-95500-1-8).

Silva, B., & Pereira M. G. (2011). Contributos da Escola para a Inclusão Digital. Innovación Educativa, nº 21, número temático “Educación Inclusiva”. Vigo: IEC - Instituto de Ciencias da Educación da Universidade de Santiago de Compostela, pp. 217-227. Recupeerado de: https://revistas.usc.gal/index.php/ie/article/view/35.

Strauss, A., & Corbin, J. (1990) Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc.

Teixeira, M. (2020). As condições Tecnológicas e de Ensino a Distância no Ensino Geral e Superior em Angola. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 12). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46148/de-angolaafrica-reflexao-sobre-a-educacao-a-distancia-de-emergencia.

Tumbo, D. (2020). Os Desafios da Educação a Distância e E-Learning no suporte da Educação Domiciliar em Moçambique em tempos de pandemia: um sonho possível. [Entrevista concedida a Tavares, A., & Silva, B]. Jornal Potiguar Notícias. (Texto entrevista nº 17). Recuperado de: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/46242/desafios-da-educacao-a-distancia-e-e-learning-em-mocambique-um-sonho-possivel.

Downloads

Publicado

29/10/2020

Como Citar

Tavares, A. M. B. do N., & Silva, B. D. da. (2020). REFLEXÃO DE JOVENS PESQUISADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19. HOLOS, 5, 1–26. https://doi.org/10.15628/holos.2020.11427

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia