AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.5170

Palavras-chave:

Suporte, Impacto, Trabalhadores do conhecimento, Ciência, Tecnologia.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o suporte organizacional para aprendizagem e o impacto do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública na percepção dos gestores Técnico-Administrativos em Educação de uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com modo de investigação no estudo de caso e de objetivo descritiva. Para o levantamento dos dados utilizou-se de entrevista estruturada por meio do MAIS (Modelo de Avaliação Integrado e Somativo), proposto por Jairo Borges-Andrade, Gardênia Abbad e Luciana Mourão. Os dados coletados foram tratados em planilhas eletrônicas e os resultados demonstram que: quanto ao suporte organizacional, existiram condições organizacionais favoráveis e havia compromisso da organização com a aprendizagem das novas competências dos trabalhadores, bem como, houve a absorção pelos indivíduos/ grupos de trabalho sobre o quanto a organização valoriza suas contribuições de novos conhecimentos. Quanto ao impacto do treinamento, tem-se que ficou constatado que houve melhorias no desempenho individual dos servidores treinados através de uma nova forma de desempenhar antigas tarefas a partir das novas competências adquiridas.

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Biografia do Autor

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN), especialista em gestão de pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).

Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN)

Especialista em Auditoria Contábil pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, RN. Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e Professor Substituto de Contabilidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Ezequiel da Costa Soares Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).

Especialista em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ, RJ. Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Marcos Antônio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN)

Doutor em Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (2013), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2004), Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2004), Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), Licenciado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1991). É especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (2010) e em Tecnologia Educacional pela Faculdade Francisco Mascarenhas (2000).

Arthur William Pereira da Silva, Universidade Potiguar (UNP, RN).

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar (UNP, RN).

Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

01/11/2018

Como Citar

Castro, A. B. C. de, Oliveira, R. M. A. de, Neto, E. da C. S., Oliveira, M. A. de, Silva, A. W. P. da, & Silva, P. M. M. da. (2018). AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DO CONHECIMENTO: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do Nordeste do Brasil. HOLOS, 4, 137–155. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5170

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