AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE IOGURTE FORNECIDO A ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.9755

Palavras-chave:

alimentação escolar, controle de qualidade, leite fermentado

Resumo

Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para garantir o indivíduo uma vida ativa na fase escolar. Tendo em vista essa importância, o presente trabalho objetivou padronizar e caracterizar o iogurte produzido e fornecido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Pau dos Ferros quanto suas características físico-químicas e sensoriais. Foram elaboradas quatro formulações mais desenvolvidas pela instituição com variações na sua constituição (açúcar, polpa de morango e leite em pó). Os iogurtes foram avaliados quanto aos características físico-químicas e o iogurte com composição mais equilibrada e dentro dos padrões legislativos foi avaliado sensorialmente pelos alunos nos turnos matutino e vespertino. Quanto maior a concentração de leite em pó nos iogurtes maiores foram os valores de proteínas, cinzas, carboidratos e calorias encontrados. Os iogurtes foram classificados como parcialmente desnatados e atenderam a todos os padrões legislativos brasileiros para a composição nutricional. O iogurte obteve excelente aceitação sensorial pelos escolares tanto do turno matutino como vespertino, com Índice de Aceitabilidade Geral superior a 80%. A produção de iogurte pela instituição é um meio mais barato e nutritivo para complementar a alimentação dos seus escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel de Carvalho Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnica em Alimentos- IFRN. Graduanda em Direito - UFRN.

Emanuel Neto Alves de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia CENTEC - Cariri (2009). Especialista em Ensino de Química pela Universidade Regional do Cariri (2009) e em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Mestre (2012) e Doutor (2016) em Engenharia Agrícola na Área de Concentração em Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui Pós-Doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, Portugal (2018) na área de Tecnologia e Controle de Qualidade de Vinhos. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lotado no Campus Pau dos Ferros/RN. Possui experiência na área de Engenharia Agrícola e Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas, Processamento de Alimentos de Origem Vegetal e Animal, Análises Físicas e Químicas de Alimentos e Controle de Qualidade.

Bruno Fonsêca Feitosa, Universidade Federal de Campina Grande

Técnico em Alimentos pelo IFRN, campus Pau dos Ferros-RN (2016). Graduando no curso de Engenharia de Alimentos pela UATA/CCTA/UFCG, campus Pombal-PB (2017.1). Foi Tutor de Aprendizagem e Laboratório (TAL) na disciplina de Análise de Alimentos (2015/16) e bolsista pelo Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como membro da CONSUALI Empresa Júnior de Alimentos. Pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, portando experiência em análises e controle de qualidade de alimentos, tecnologia e processamento de frutas, desenvolvimento de novos produtos e aproveitamento de resíduos agroindustriais (E-mail: brunofonsecafeitosa@live.com / ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Bruno_Feitosa4).

Francisco Bruno Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Técnico em Alimentos pelo IFRN, campus Pau dos Ferros-RN. Graduando no curso de Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal-PB (UATA/CCTA/UFCG). Faz parte do grupo de pesquisa do Centro Vocacional Tecnológico- CVT, do campus da UFCG Pombal-PB. Pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, portando experiência em análises e controle de qualidade de alimentos, microbiologia de alimentos, condições higiênico-sanitárias, tecnologia de frutos e hortaliças, desenvolvimento de novos produtos (E-mail: brunoferreirafrei@outlook.com).

Regilane Marques Feitosa, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico. Mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande e Pós- Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade federal de Campina Grande. Foi estagiária na Embrapa Algodão no campo experimental de Barbalha nas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Trabalhou na vigilância sanitária do Juazeiro do Norte-CE. Atualmente é técnica no Instituto Federal de Alagoas, atuando nos laboratórios de físico-química, processamento de alimentos e microbiologia.

Joyce Kelly da Silva Matias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.(UFERSA). Ex-bosista do programa Ciências sem Fronteiras, com Graduação sanduíche na Universidade de Ottawa, Canadá. Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente é servidora efetiva do IFRN, como Técnica em Alimentos e Laticínios. Possui experiência em: Ciência e Tecnologia de Alimentos (como ênfase no desenvolvimento e análises de produtos lácteos); Biotecnologia molecular vegetal (com ênfase em marcadores moleculares RAPD); Tecnologia de Plasma (com ênfase em Plasma DBD na área agrícola); Bioinformática aplicada à genética (com ênfase em transcriptoma); Nanotecnologia (com ênfase em nanopartículas metálicas aplicadas à processos fotocatalíticos).

Referências

AOAC. Association of Official Analytical Chemists. Official Methods of Analysis. 20. ed. Washington, 2016.

Bezerra KCA, Oliveira ENA, Feitosa BF, Feitosa RM, Matias JKS. Perfil físico-químico e sensorial de iogurtes grego naturais elaborados com diferentes concentrações de sacarose. Revista Engenharia na Agricultura [periódico na internet]. 2019;27(2):89-97.

Braga ACC, Neto EFA, Vilhena MJV. Elaboração e caracterização de iogurtes adicionados de polpa e de xarope de Mangostão. Rev Bras Prod Agroindustriais [periódico na Internet], 2012;14(1):77-84.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. 2º Versão. Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2005.

Brasil. Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n° 46, de 23 de outubro de 2007. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leites Fermentados. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 de outubro de 2007.

Capitani C, Hauschild FAD, Friedrich CJ, Lehn DN, Souza CFV. Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial [periódico na internet]. 2014;8(2):1285-1300.

Castro DS, Nunes JS, Silva LMMM, Sousa FC, Moreira IS. Parâmetros físico-químicos de iogurtes naturais comercializados na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável [periódico na internet]. 2013;8(3):32-35.

Castro M. Consumo de iogurtes quadruplicou no país na última década. 2014. Disponível em: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/09/12/internas_economia,568263/consumo-de-iogurtes-quadruplicou-no-pais-na-ultima-decada.shtml. Acesso em: 20 mar. 2020.

Ciribeli JP, Castro LS. Descrição da cadeia produtiva do iogurte: um estudo de caso realizado no Laticínio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba. Revista Gestão Empresarial [periódico na internet]. 2011;1(1):75-87.

Dutcosky SD. Análise sensorial de alimentos. 4ª ed. Curitiba-PR: Editora Universitária Champagnat, 2013. 531p.

Giese S, Coelho SEM, Téo CRPA, Nóbreba LHP, Christ D. Caracterização Físico-Química e sensorial de iogurtes comercializados na região oeste do Paraná. Revista Varia Scientia Agrárias [periódico na internet]. 2010;1(1):121-129.

Guimaraes DHP, Silva FRSR, Lênthola NM. Yogurt produced with buffalo milk flavoured with cheese and guava jelly. Brazilian Journal of Food Technology [periódico na internet]. 2015;18(1):57-61.

Guimaraes DHP, Iodelis A, Aguiar LFS. Análisis de los parámetros reológicos y sensoriales de yogur de guayaba enriquecido con cereales. RECyT [periódico na internet]. 2016;18(25):34-41.

Gularte MA. Análise sensorial. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária PREC, 2009. 66p.

IAL. Instituto Adolfo Lutz. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 1ª ed. Digital. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz; 2008, 1018p.

Kolling A, Lehn D, Souza CFV. Elaboração, caracterização e aceitabilidade de “iogurte” de soja com adição de prebiótico. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial [periódico na internet]. 2014;8(2):1545-1556.

Lins ADF, Lima ALR, Costa ML, Feitosa RM, Moraes MS, Quirino DJG, Sampaio ACF. Impacto sob a aceitação sensorial de iogurtes enriquecidos com polpa de maracujá adoçados com açúcar e com mel. Agropecuária Técnica [periódico na internet]. 2015;36(1):103-108.

Macedo MA, Menezes CC, Portela JVF, Arcanjo SRS, Moura MR, Oliveira AMC. Efeito da adição de polpa de caju sobre as qualidades sensoriais de iogurte integral adoçado com mel de abelha. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes [periódico na internet]. 2014;69(1):7-16.

Mantovani D, Corazza ML, Cardozo Filho L, Costa SC. Elaboração de iogurte com diferentes concentrações de sólidos totais, análise físico-química e perfil da textura. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial [periódico na internet]. 2012;6(1):680-687.

Marinho MVM, Figueirêdo RMF, Queiroz AJM, Santiago VMS, Gomes JP. Análise físico-química e sensorial de iogurte de leite de cabra com polpa de umbu. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais [periódico na internet]. 2012;14(Especial):497-510.

Moreira LLM, Santos MAM, Silva CR, Martins DO, Silva VRO, Balbi PVT, Oliveira KL. Elaboração e avaliação sensorial de iogurte tipo sundae de leite de cabra sabor coco. Higiene Alimentar [periódico na internet]. 2016;30(256/257):111-118.

Oliveira PD, Lima SCG, Lourenço Júnior JB, Araújo EAF. Avaliação sensorial de iogurte de açaí (Euterpe oleracea Mart) tipo “sundae”. Revista do Instituto de Laticínios “Cândido Tostes” [periódico na internet]. 2011;66(380):5-10.

Oliveira FM, Lyra IN, Esteves GSG. Avaliação microbiológica e físico-química de iogurtes de morango industrializados e comercializados no município de Linhares – ES. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais [periódico na internet]. 2013;15(2):147-155.

Oliveira ENA, Santos DC, Figueirêdo RMF, Feitosa RM. Desenvolvimento e caracterização de iogurtes produzidos com tapioca. Journal of Biotechnology and Biodiversity [periódico na internet]. 2014;5(2):110-120.

Paiva YF, Deodato JNV, Silva EV, Silva EV, Araújo AS. Iogurte adicionado de polpa de abacaxi, base mel: Elaboração, perfil microbiológico e físico-químico. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável [periódico na internet]. 2015;10(5):22-26.

Pelegrine DHG, Aguiar LFS, Iodelis A. Iogurte de goiaba enriquecido com cereais: correlação da textura com os parâmetros sensoriais. Revista de Ciência e Tecnologia [periódico na internet]. 2015;18(36):25-40.

Pietta GM, Palezi SC. Desenvolvimento de um iogurte sabor mirtilo à base de kefir e com reduzido teor de lactose. Unoesc & Ciência [periódico na internet]. 2015;6(2):163-174.

Quintino SS. Avaliação comparativa de iogurte produzido a partir da polpa natural de maracujá (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) e suco artificial. Encicl Biosf [periódico na internet]. 2012;8(14):1830-1842.

Santana ATMC, Bachiega P, Assis RQ, Rios AO, Souza EC. Perfil físico-químico e nutricional de iogurte à base de pitaia (Hylocereus undatus), enriquecido com quinoa (Chenopodium quinoa) e sucralose. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais [periódico na internet]; 2015;17(3):285-292.

Santos KA, Santos EF, ManhanI MR, Sanches FLFZ, Ballard CR, Novello D. Avaliação das características sensoriais e físico-químicas de iogurte adicionado de inulina. Revista UNIABEU [periódico na internet]. 2014;7(15):50-65.

Silva FAZ, Azevedo CAV. The assistat software version 7.7 and its use in the analysis of experimental data. African Journal of Agricultural Research [periódico na internet]. 2016;11(39):3733-3740.

Santos YMG, Oliveira ENA, Feitosa BF, Santos DC, Feitosa RM, Almeida FLC. Iogurtes de leite de cabra com manga: estabilidade físico-química durante o armazenamento. Ciência Animal Brasileira [periódico na internet]. 2018;19:1-12.

Toledo BI, Paludo MC, Pereira GS, Ruffi CRG, Akamine EH, Falcão A, Ballard CR, Chaves KF, Ricardi EAF, Bolini HMA. Aceitação sensorial e mapa de preferência interno de bebidas lácteas sabor chocolate. Revista UNIABEU [periódico na internet]. 2015;8(18):209-222.

Downloads

Publicado

05/04/2022

Como Citar

Cardoso, R. de C., Oliveira, E. N. A. de, Feitosa, B. F., Freitas, F. B. F. de, Feitosa, R. M., & Matias, J. K. da S. (2022). AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE IOGURTE FORNECIDO A ESCOLARES. HOLOS, 6. https://doi.org/10.15628/holos.2022.9755

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.