ORGÂNICOS: EXPANSÃO DE MERCADO E CERTIFICAÇÃO

Autores

  • Daline F. S. Araújo
  • Maria do Socorro Diógenes Paiva
  • João Maria Filgueira

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2007.136

Resumo

O presente artigo discute a expansão do mercado produtor e consumidor e a certificação dos produtos orgânicos. O mercado de produtos orgânicos tem apresentado grande crescimento nos últimos anos, conseqüência da maior procura pelos consumidores que se preocupam com alimentação saudável e com a “desentoxicação” do meio ambiente. Nos supermercados, lojas de produtos naturais e feiras-livres os orgânicos vêm tomando espaço e a atenção dos consumidores, mesmo apresentando custo mais elevado que os produtos convencionais. A pesquisa foi realizada em alguns supermercados da região metropolitana de Natal-RN procurando conhecer os consumidores orgânicos bem como a oferta destes no local. O que se observa é que a disponibilidade dos alimentos nas prateleiras dos supermercados sinaliza a decisão em optar pelos alimentos ecologicamente corretos, principalmente frutas, verduras e legumes. No entanto, a falta de um determinado produto bem como a falta de informação do consumidor e no estabelecimento ainda são fatores relevantes para o não consumo. PALAVRAS-CHAVES: mercado produtor; consumidores; certificação; alimentos orgânicos; meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/05/2008

Como Citar

Araújo, D. F. S., Paiva, M. do S. D., & Filgueira, J. M. (2008). ORGÂNICOS: EXPANSÃO DE MERCADO E CERTIFICAÇÃO. HOLOS, 3, 138–149. https://doi.org/10.15628/holos.2007.136

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)