METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN

Autores

  • JOÃO MARIA FILGUEIRA
  • CAMILA PEREIRA DE CARVALHO
  • LÚCIA MARIA FIGUEIREDO
  • MANOEL THIAGO NOGUEIRA DANTAS

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2007.7

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo avaliar uma metodologia de ensino orientada para projetos, utilizada na disciplina “Estatística Aplicada” na turma 3.77.1N do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do CEFET-RN. É proposta uma discussão em relação à metodologia aplicada a fim de se obter sugestões de melhoria, além de avaliar o grau de satisfação do aluno no que diz respeito à importância da referida disciplina para o curso. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e pesquisas destinadas aos alunos que cursaram a disciplina. Em relação aos resultados alcançados, pode-se destacar uma melhora no aprendizado do aluno, na medida em que ele pôde se envolver com situações reais da sua área de atuação. Foi possível depreender da pesquisa que o modelo Pedagogia de Projetos é altamente viável e proporciona uma maior integração entre os alunos. Palavras-chave: pesquisa, questionário, metodologia, pedagogia de projetos, estatística, aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2007-12-26

Como Citar

FILGUEIRA, J. M., CARVALHO, C. P. D., FIGUEIREDO, L. M., & DANTAS, M. T. N. (2007). METODOLOGIA DE ENSINO ORIENTADA PARA PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA APLICADA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RN. HOLOS, 1, 70–82. https://doi.org/10.15628/holos.2007.7

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)