M-Commerce como Fator de Competitividade: Transações Empresariais Realizadas por meio de Planilha Eletrônica

Autores

  • João Maria Filgueira
  • Elizama Chagas Lemos
  • Moacir Victor Lopes Gomes Vieira de Medeiros
  • Rafael da Costa Uchôa
  • Ruth Praxedes de Paiva
  • Thiago Camarotti do Rêgo Barros

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2009.190

Resumo

Diante da dependência a cada dia mais significativa das informações para o ambiente interno e externo das organizações, a Tecnologia da Informação aparece como um conjunto de recursos tecnológicos imprescindíveis para as empresas gerenciarem de forma eficaz suas informações e, assim, ganharem em competitividade e rentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo foi desenvolvido para propor um processo de negócio visando o uso da TI como ferramenta de competitividade. Tal processo visa à utilização de dispositivos móveis para a agilização do processo de venda em empresas de distribuição, de forma a facilitar e reduzir os custos das operações nas empresas do ramo. Para desenvolver o estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca dos principais temas pertinentes ao assunto, foram estudados casos de sucesso relacionados à proposta então apresentada e um estudo de caso, especificando a aplicação de um software, que permite a utilização de planilhas eletrônicas em um dispositivo móvel no intuito de atender ao que foi proposto no processo de negócio. Por fim, foram estipulados os custos e benefícios para a implantação de tal processo de negócio e, como resultado, verificou-se um tempo de retorno de 27 meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14/10/2009

Como Citar

Filgueira, J. M., Lemos, E. C., de Medeiros, M. V. L. G. V., Uchôa, R. da C., de Paiva, R. P., & Barros, T. C. do R. (2009). M-Commerce como Fator de Competitividade: Transações Empresariais Realizadas por meio de Planilha Eletrônica. HOLOS, 2, 94–109. https://doi.org/10.15628/holos.2009.190

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)