A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Adaptação Científica, ´PPC, Ciências Biológicas

Resumo

A alfabetização científica e tecnológica (ACT) é um dos principais objetivos da educação científica. Por entender que os/as professores/as de Ciências Biológicas têm um papel fundamental no desenvolvimento da ACT, é que o presente estudo se propõe a compreender como os projetos de curso das Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras abordam a ACT. Para tanto foram analisados com o auxílio do software Iramuteq 0.7 alfa 2 os PPC de quinze cursos do Brasil, distribuídos nas cinco regiões. Como resultados nota-se que tanto os objetivos como o perfil dos cursos analisados apresentam forte tendência a priorizar aspectos da formação científica e da formação para a docência, ficando (aparentemente) esquecidas questões sociais e epistemológicas. Infere-se que: a) os cursos de Ciências Biológicas poderiam incorporar objetivos voltados à ACT e que estudos mais detalhados sobre a ACT devem ser feitos sobre o currículo oculto de tais cursos.

 

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Biografia do Autor

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRNCampus Mossoró

Licenciado em Química - UERN

Mestre em Ensino de Ciências - UFRN

Doutor em Química/ Ensino de Química - UFRN

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFRN/ Campus Mossoró

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

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Publicado

27/02/2023

Como Citar

Nunes, A. O., Franzen Leite, R., Aparecida Della Justina, L., & Rodrigues, M. F. (2023). A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS. HOLOS, 1(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14351

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