UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD

Autores

  • Valmir Heckler Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cezar Soares Motta FURG
  • Aline Machado Dorneles FURG
  • Maria do Carmo Galiazzi FURG

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2047

Resumo

Apresentamos neste artigo uma proposição metodológica com o objetivo de compreender o fenômeno da experimentação em Ciências na modalidade a Distância. Para tal, desenvolvemos inicialmente a disciplina Experimentação em Ciências EaD no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esta envolveu professores com formações nas Licenciaturas em Química, Biologia e Física que atuam em diferentes níveis de ensino. Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico e propomos a análise de dados pela Análise Textual Discursiva – ATD. Sistematizamos em unidades de significados, interlocuções teóricas e evidências empíricas a partir dos registros expressos no ambiente virtual da disciplina. Significamos a disciplina como espaçotempo de pesquisa-formação online de um coletivo de professores que buscam simultaneamente, compreender e atuar com a experimentação em Ciências. Expomos o complexificar dos argumentos, pela escrita recursiva, em torno do fenômeno investigado com base na linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor da área do Ensino de Física do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG

Cezar Soares Motta, FURG

Pós-graduando do Programa de Educação em Ciências - PPGEC/FURG.

Aline Machado Dorneles, FURG

Docente da FURG, Pós-graduanda do Programa Educação em Ciências - PPGEC/FURG

Maria do Carmo Galiazzi, FURG

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências - PPGEC/FURG.

Referências

ALVES, N. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, n..23, Rio de Janeiro, maio/jun./jul./ago. 2003.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

DINIZ-PEREIRA, J. E.O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.92, n.230, 2011.

___; LACERDA, M. P. Possíveis Significados da Pesquisa na Prática Docente: Ideias para fomentar o debate. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v.30, n.109, Campinas, set./dez 2009.

GALIAZZI, M. C. Educar pela Pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2011.

LEONTIEV, A. N. Uma Contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich et al. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 12.ed. São Paulo: Ícone, 2012.

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5.ed. Ijuí: Unijuí, 2008.

MERCER, N. As perspectivas socioculturais e o estudo do discurso em sala de aula.In: COLL, César; EDWARDS, Derek. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.

MORAES, R. Aprender Ciências: reconstruindo e ampliando saberes. In: GALIAZZI, Maria do Carmo et al. (Orgs.). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências. Ijuí: Unijuí, 2007.

SEaD/FURG. Adobe Conecct: Webconferência da Aula de Experimentação. Disponível em: <http://videoconferencia.uab.furg.br/experimentacao/>. Acesso 04 set. 2011.

SILVA, M. (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

___. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In.: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs.). Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Loyola, 2006.

___; SANTOS, E. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

UNIVERSITY Colorado at Boulder. Efeito Estufa. Disponível em: <http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/greenhouse>. Acesso 04 set. 2011.

VÍDEO Estufa Solar e a secagem de Grãos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QlR9S_7sJ80>. Acesso em 04 set. 2011.

VIGOTSKI, L. S. e. al. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 12.ed. São Paulo: Ícone, 2012.

___ Pensamento e Linguagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WELLS, G. Da Advinhação à Previsão: discurso progressivo no ensino e na aprendizagem de Ciências. In: COLL, César; EDWARDS, Derek. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.

___. Indagación Dialógica: Hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Buenos Aires: Editorial Paidós, 2001.

___. The Meaning Makers: Learning to Talk and Talking to Learn. 2.ed. U.K: Bristol, 2009.

___. Dialogic inquiry: towards a sociocultural practice and theory of education. New York: Cambridge University Press, 1999.

Downloads

Publicado

02/02/2015

Como Citar

Heckler, V., Motta, C. S., Dorneles, A. M., & Galiazzi, M. do C. (2015). UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD. HOLOS, 6, 225–240. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2047

Edição

Seção

ARTIGOS