CONCEPTUAL PROFILE OF FORCE

AN ANALYSIS OF DISCURSIVE INTERACTIONS IN THE CLASSROOM USING ACTIVE METHODOLOGIES

Autores

Palavras-chave:

Perfil Conceitual de Força, Metodologias Ativas, Análise do discurso em sala de aula

Resumo

Esta pesquisa analisa a evolução do perfil conceitual de força de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Mossoró, quando submetidos a uma sequência didática baseada em metodologia ativa. Integramos a Teoria do Perfil Conceitual a uma ferramenta de estrutura analítica do discurso, permitindo acompanhar as interações e dinâmicas do perfil conceitual dos alunos ao longo da produção e troca dialógica de significados. Os dados foram coletados por meio de: dois questionários, os quais foram categorizados de acordo com as zonas de um modelo de perfil conceitual de força; diário de bordo; e gravações em vídeo das aulas. Selecionamos e analisamos alguns episódios de ensino. Com os resultados alcançados, inferimos que a proposta de ensino baseada na metodologia ativa favoreceu as interações e a evolução do perfil conceitual do conceito físico de força em sala de aula.

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Biografia do Autor

Maria das Dores Messias de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERNUniversidade Federal Rural do Semi-árido/UFERSAInstituição Federal do Rio Grande do Norte/IFRN

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Marcelo Nunes Coelho, IFRN

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2007), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014). Possui especialização em Neuropsicopedagogia (2017). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuou principalmente nos seguintes temas: raman scattering, raman, high pressure, molybdate e phase transition. Hoje, desenvolve pesquisas em temas relacionados ao ensino de física (principalmente o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino e aprendizagem) e à motivação para o ensino e a aprendizagem. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO-UERN/UFERSA/IFRN) e do Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física (MNPEF-UFERSA). É membro da Mensa.

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Publicado

25/09/2023

Como Citar

Sousa, M. das D. M. de ., & Coelho, M. N. (2023). CONCEPTUAL PROFILE OF FORCE: AN ANALYSIS OF DISCURSIVE INTERACTIONS IN THE CLASSROOM USING ACTIVE METHODOLOGIES. HOLOS, 4(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15539

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