As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.10810

Palavras-chave:

Pandemia, Metodologias Ativas, Ensino superior, Ensino a Distância

Resumo

Este artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático a ser aplicado, notadamente no ensino remoto, durante o período de isolamento social, ocasionado em virtude da pandemia da Covid-19, bem como no contexto pós isolamento social, com a finalidade de promover a formação integral do estudante do nível superior. Focaliza o papel das ferramentas tecnológicas, sobretudo salas de aula e ambientes virtuais, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e analítico dos discentes. Propõem-se como questões de pesquisa: “Que oportunidades de aprendizagem os professores podem propor para o período de ensino remoto? Quais estratégias e metodologias pedagógicas deveriam ser utilizadas?”. O objetivo é analisar as estratégias didáticas passíveis de serem utilizadas pelos professores de instituições de ensino superior para dar continuidade aos semestres acadêmicos de forma remota, buscando perceber na literatura o potencial de aplicação de metodologias ativas na prática docente inserida nessa nova modalidade de ensino a distância.

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Referências

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Publicado

12/11/2020

Como Citar

PALMEIRA, R. L., da Silva, A. A. R., & Ribeiro, W. L. (2020). As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior. HOLOS, 5, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10810

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

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