EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Rochelly Rodrigues Holanda Rochelly Rodrigues Holanda (HOLANDA) - Doutoranda (Bolsista FUNCAP- CE) e Mestre em Psicologia (Bolsista FUNCAP- CE) pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduanda Lato Sensu em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (Bolsa PIBIC/CNPq - 2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste. Colaboradora do Laboratório de Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). E-mail: rochellyholanda@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9901-9451. https://orcid.org/0000-0002-9901-9451
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Tadeu Lucas de Lavor Filho (LAVOR FILHO) – Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza- CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Pós-graduando Lato Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela UNILAB. Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Docente de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: tadeulucaslf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894 https://orcid.org/0000-0003-2687-1894
  • Italo Teixeira Chaves Italo Teixeira Chaves (CHAVES) - Graduando em Biblioteconomia. Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil. E-mail: italochaves55@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7351-9565 https://orcid.org/0000-0001-7351-9565
  • Italo Ricardo de Castro Melo Italo Ricardo de Castro Melo (MELO) - Graduando em Pedagogia. Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: italoric66@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3952-6582 https://orcid.org/0000-0002-3952-6582
  • Amanda Alves Ribeiro Amanda Alves Ribeiro (RIBEIRO) - Graduada em Biomedicina. Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, Brasil. E-mail: amandaalves1510@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8915-9357 https://orcid.org/0000-0001-8915-9357

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11767

Palavras-chave:

Brasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19.

Resumo

O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de Março a Outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rochelly Rodrigues Holanda, Rochelly Rodrigues Holanda (HOLANDA) - Doutoranda (Bolsista FUNCAP- CE) e Mestre em Psicologia (Bolsista FUNCAP- CE) pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduanda Lato Sensu em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (Bolsa PIBIC/CNPq - 2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste. Colaboradora do Laboratório de Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). E-mail: rochellyholanda@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9901-9451.

Rochelly Rodrigues Holanda (HOLANDA) - Doutoranda (Bolsista FUNCAP- CE) e
Mestre em Psicologia (Bolsista FUNCAP- CE) pelo Programa de Pós- Graduação em
Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduanda Lato Sensu em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (Bolsa PIBIC/CNPq - 2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste. Colaboradora do Laboratório de Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). E-mail: rochellyholanda@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9901-9451.

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Tadeu Lucas de Lavor Filho (LAVOR FILHO) – Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza- CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Pós-graduando Lato Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela UNILAB. Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Docente de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: tadeulucaslf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

Tadeu Lucas de Lavor Filho (LAVOR FILHO) – Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza- CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à
Distância (IPEMIG). Pós-graduando Lato Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela UNILAB. Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Docente de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: tadeulucaslf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

Italo Teixeira Chaves, Italo Teixeira Chaves (CHAVES) - Graduando em Biblioteconomia. Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil. E-mail: italochaves55@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7351-9565

Italo Teixeira Chaves (CHAVES) - Graduando em Biblioteconomia. Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil. E-mail: italochaves55@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7351-9565

Italo Ricardo de Castro Melo, Italo Ricardo de Castro Melo (MELO) - Graduando em Pedagogia. Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: italoric66@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3952-6582

Italo Ricardo de Castro Melo (MELO) - Graduando em Pedagogia. Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: italoric66@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3952-6582

Amanda Alves Ribeiro, Amanda Alves Ribeiro (RIBEIRO) - Graduada em Biomedicina. Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, Brasil. E-mail: amandaalves1510@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8915-9357

Amanda Alves Ribeiro (RIBEIRO) - Graduada em Biomedicina. Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, Brasil. E-mail:
amandaalves1510@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8915-9357

Referências

Appenzeller, S., Menezes, F. H., Santos, G. G. D., Padilha, R. F., Graça, H. S., & Bragança, J. F. (2020). Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, 44.

Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, 7(1), 257-275.

Barbosa, O. L., & da Cunha, P. G. M. (2020). Pandemia e a precarização do direito ao acesso à educação. Revista Pet Economia UFES, 1(1), 33-36.

Barbiéri, L. F., Calgaro, F. & Resende, S. (2020, outubro). Coronavírus: Senado aprova, 'Diário Oficial' publica, e decreto de calamidade entra em vigor. G1. Recuperado de: <https://glo.bo/2WqQSIg>. Acesso em 22 out. 2020.

Bardin, L. (2001). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. (2018). Brasília. Recuperado de: <https://bit.ly/3r5N2Tb>. Acesso em 22 out. 2020.

Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de <https://bit.ly/37rZG7l>. Acesso em 27 out. 2020.

Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de <https://bit.ly/3gUgC9z>. Acesso em 27 out. 2020.

Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Recuperado de <https://bit.ly/3gYsEys>. Acesso em 27 out. 2020.

Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19. Documento normativo. Recuperado de: <https://bit.ly/2WnGQYr> Acesso em 27 out. 2020.

Lei n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n. 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. (2020c) Recuperado de <https://bit.ly/38898M6> Acesso em 28 out. 2020.

Parecer CNE/CP n. 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Recuperado de <https://bit.ly/3ntDAH2> Acesso em 29 out. 2020.

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) (2020, Novembro). TIC nos domicílios 2019: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. Recuperado de <https://cgi.br/> Acesso em 29 out. 2020.

Camacho, A. C. L. F., Joaquim, F. L., de Menezes, H. F., & Sant’Anna, R. M. (2020). A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, 9(5), e30953151-e30953151.

Dias, É., & Pinto, F. C. F. (2020). A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(108), 545-554.

Todos pela Educação (2020, abril). Ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da Covid-19. Recuperado de https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266

França Filho, A. L., da França Antunes, C., & Couto, M. A. C. (2020). Alguns apontamentos para uma crítica da EaD na Educação Brasileira em tempos de Pandemia. Revista Tamoios, 16(1).

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27. 27 mar. 2020. Recuperado de: <https://bit.ly/37sbF4D> 2020. Acesso em: 26 out 2020.

Martins, R. X. (2020). A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Em Rede-Revista de Educação a Distância, 7(1), 242-256.

Martins, V., & Almeida, J. (2020). educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes-fazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, 4(2), 215-224.

Moreira, J. A., Henriques, S., & Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 351-364.

Nogueira, F. E. (2020) Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas. Porvir inovações em educação. Recuperado de: <https://bit.ly/2K589EF> Acesso em 27 de out. de 2020.

Oliveira, H. D. V., & de Souza, F. S. (2020). Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 15-24.

Silva Oliveira, S., Silva, O. S. F., & de Oliveira Silva, M. J. (2020). Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas-Educação, 10(1), 25-40.

Oliveira, C. (2020, junho). Com aulas remotas, pandemia escancara desigualdade no acesso à educação de qualidade. Brasil de Fato. Recuperado de: <https://bit.ly/3nsWE8j>. Acesso em: 26 de out. de 2020.

O Livre. (2020, setembro). Pesquisa mostra que ensino remoto é novidade para maioria dos jovens. O LIVRE, Mato Grosso. Recuperado de: <https://bit.ly/3oX8KXF> Acesso em 26. Out. de 2020.

Paese, C. R. (2012). Educação a Distância (ead) e o uso das tecnologias de informação e comunicação (tics), baseada em ambientes virtuais de aprendizagem (ava): algumas reflexões sobre a importância da tutoria on-line. Itinerarius Reflectionis, v. 8, n. 1.

Palermo, G. À., Silva, D. B. D. N., & Novellino, M. S. À. (2014). Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5o ano do ensino fundamental a rede municipal do Rio de Janeiro. Revista bras. Est. Pop., v. 31, n. 2, p.367-394.

Sampaio, R. M. (2020). Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-16, 2020.

Santos, D. M., Zucoloto, J. D. F. & Gomes, C. M. (2010). A aprendizagem e construção do conhecimento na Educação à Distância. Educere - Revista de Educação da UNIPAR, v. 10, n. 2, p.141-157.

Silva, G. (2020, junho). Covid-19: importância da Educação a Distância durante a pandemia. Educa Mais Brasil. Disponível em: <https://bit.ly/3nGiDc9>. Acesso em: 24 de out. de 2020.

Todos pela Educação (2020). Nota técnica: Ensino a distância na educação básica frente à pandemia do COVID-19. Recuperado de: <https://bit.ly/3gUlcEN>. Acesso em: 08 de ago. de 2020.

Tomazinho, P. (2020, abril). Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. SINEPE-RS, Porto Alegre. Recuperado de: <https://bit.ly/2Wmemyb>. Acesso em: 22 jul. 2020.

Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2020). Unesco e COVID-19: notas informativas de educação. Brasília-DF: UNESCO. Recuperado de: <https://bit.ly/2Wliuid>. Acesso em: 13 de ago. de 2020.

Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2020). Impacto da Covid-19 na Educação. Pesquisa Impacto da Covid-19 na Educação. UNESCO, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3aiWXyP>. Acesso em 05 de nov. de 2020.

Walter, S. A. & Bach, T. M. (2015). Adeus papel, marca-textos, tesoura e cola: inovando o processo de análise de conteúdo por meio do ATLAS. TI. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 275-308.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Holanda, R. R., Lavor Filho, T. L. de, Chaves, I. T., Melo, I. R. de C., & Ribeiro, A. A. (2021). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO. HOLOS, 3, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11767

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia