EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Rochelly Rodrigues Holanda Rochelly Rodrigues Holanda (HOLANDA) - Doutoranda (Bolsista FUNCAP- CE) e Mestre em Psicologia (Bolsista FUNCAP- CE) pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduanda Lato Sensu em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (Bolsa PIBIC/CNPq - 2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste. Colaboradora do Laboratório de Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). E-mail: rochellyholanda@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9901-9451. https://orcid.org/0000-0002-9901-9451
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Tadeu Lucas de Lavor Filho (LAVOR FILHO) – Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza- CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Pós-graduando Lato Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela UNILAB. Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Docente de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: tadeulucaslf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894 https://orcid.org/0000-0003-2687-1894
  • Italo Teixeira Chaves Italo Teixeira Chaves (CHAVES) - Graduando em Biblioteconomia. Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil. E-mail: italochaves55@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7351-9565 https://orcid.org/0000-0001-7351-9565
  • Italo Ricardo de Castro Melo Italo Ricardo de Castro Melo (MELO) - Graduando em Pedagogia. Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: italoric66@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3952-6582 https://orcid.org/0000-0002-3952-6582
  • Amanda Alves Ribeiro Amanda Alves Ribeiro (RIBEIRO) - Graduada em Biomedicina. Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, Brasil. E-mail: amandaalves1510@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8915-9357 https://orcid.org/0000-0001-8915-9357

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11767

Palavras-chave:

Brasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19.

Resumo

O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de Março a Outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica.

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Biografia do Autor

Rochelly Rodrigues Holanda, Rochelly Rodrigues Holanda (HOLANDA) - Doutoranda (Bolsista FUNCAP- CE) e Mestre em Psicologia (Bolsista FUNCAP- CE) pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduanda Lato Sensu em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (Bolsa PIBIC/CNPq - 2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste. Colaboradora do Laboratório de Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). E-mail: rochellyholanda@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9901-9451.

Rochelly Rodrigues Holanda (HOLANDA) - Doutoranda (Bolsista FUNCAP- CE) e
Mestre em Psicologia (Bolsista FUNCAP- CE) pelo Programa de Pós- Graduação em
Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduanda Lato Sensu em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (Bolsa PIBIC/CNPq - 2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste. Colaboradora do Laboratório de Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). E-mail: rochellyholanda@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9901-9451.

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Tadeu Lucas de Lavor Filho (LAVOR FILHO) – Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza- CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Pós-graduando Lato Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela UNILAB. Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Docente de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: tadeulucaslf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

Tadeu Lucas de Lavor Filho (LAVOR FILHO) – Doutorando e Mestre em Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza- CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à
Distância (IPEMIG). Pós-graduando Lato Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela UNILAB. Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). Docente de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). E-mail: tadeulucaslf@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

Italo Teixeira Chaves, Italo Teixeira Chaves (CHAVES) - Graduando em Biblioteconomia. Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil. E-mail: italochaves55@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7351-9565

Italo Teixeira Chaves (CHAVES) - Graduando em Biblioteconomia. Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil. E-mail: italochaves55@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7351-9565

Italo Ricardo de Castro Melo, Italo Ricardo de Castro Melo (MELO) - Graduando em Pedagogia. Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: italoric66@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3952-6582

Italo Ricardo de Castro Melo (MELO) - Graduando em Pedagogia. Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: italoric66@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3952-6582

Amanda Alves Ribeiro, Amanda Alves Ribeiro (RIBEIRO) - Graduada em Biomedicina. Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, Brasil. E-mail: amandaalves1510@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8915-9357

Amanda Alves Ribeiro (RIBEIRO) - Graduada em Biomedicina. Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS, Brasil. E-mail:
amandaalves1510@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8915-9357

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Publicado

06/08/2021

Como Citar

Holanda, R. R., Lavor Filho, T. L. de, Chaves, I. T., Melo, I. R. de C., & Ribeiro, A. A. (2021). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO. HOLOS, 3, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11767

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

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