CONCEPTUAL PROFILE OF FORCE
AN ANALYSIS OF DISCURSIVE INTERACTIONS IN THE CLASSROOM USING ACTIVE METHODOLOGIES
Palavras-chave:
Perfil Conceitual de Força, Metodologias Ativas, Análise do discurso em sala de aulaResumo
Esta pesquisa analisa a evolução do perfil conceitual de força de alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Mossoró, quando submetidos a uma sequência didática baseada em metodologia ativa. Integramos a Teoria do Perfil Conceitual a uma ferramenta de estrutura analítica do discurso, permitindo acompanhar as interações e dinâmicas do perfil conceitual dos alunos ao longo da produção e troca dialógica de significados. Os dados foram coletados por meio de: dois questionários, os quais foram categorizados de acordo com as zonas de um modelo de perfil conceitual de força; diário de bordo; e gravações em vídeo das aulas. Selecionamos e analisamos alguns episódios de ensino. Com os resultados alcançados, inferimos que a proposta de ensino baseada na metodologia ativa favoreceu as interações e a evolução do perfil conceitual do conceito físico de força em sala de aula.
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