VISÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE O USO DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9599

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, Licenciandos em Química.

Resumo

A efetiva melhoria do processo de ensino e aprendizagem ocorre pela intervenção do professor e pelo contínuo aprimoramento sobre sua prática pedagógica em ações de educação inicial e continuada. Assim, o meio escolar é um ambiente propício à pesquisa e à investigação do potencial de diferentes metodologias. Nesse sentido, as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) – sequências de ensino fundamentadas teoricamente – estão voltadas para a aprendizagem significativa, uma vez que podem estimular a pesquisa aplicada em ensino, aquela voltada diretamente à sala de aula. Neste trabalho são apresentados resultados da análise do uso das UEPS, através de uma oficina pedagógica, para estudantes do curso de Licenciatura em Química com o intuito de avaliar em que medida a estratégia pode ser vista por estes para abordar conteúdos químicos. Adotamos neste trabalho a pesquisa quantitativa, com o uso da escala de Likert e qualitativa, a partir da pesquisa ativa, na forma de pesquisa-ação. Os dados quantitativos foram tratados segundo a estatística clássica, usando como medidas de centralidade, a média aritmética e desvio padrão. Com isso, o objetivo foi apresentar aos futuros docentes uma estratégia de ensino diferenciada, que possibilite uma aprendizagem significativa e analisar de que maneira a estratégia foi percebida por estes. Após a avaliação da ação, foi possível compreender que os discentes perceberam as UEPS como interessantes para serem utilizadas em suas aulas. Entretanto, foram consideradas pouco viáveis, em virtude de aspectos relacionados ao tempo destinado à sua preparação e ao não conhecimento da estratégia.

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Biografia do Autor

Eliani Jordana da Silva Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre UERN/UFERSA/IFRN. Licenciada em Química pelo IFRN. Docente da Educação Básica.  

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi

Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará, Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UFERSA/UERN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi.

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Publicado

31/12/2020

Como Citar

Moreira, E. J. da S., & Bertini, L. M. (2020). VISÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE O USO DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS. HOLOS, 8, 1–17. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9599

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