MODOS DE PENSAR OS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADE UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA

Autores

Palavras-chave:

Perfil Conceitual, Entropia e Espontaneidade, Situações-problema

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em nível mestrado, e tem por objetivo analisar os modos de pensar sobre os conceitos de entropia e espontaneidade que emergem nas respostas de estudantes de licenciatura a três situações-problema, integrantes de uma sequência didática para discussão desses conceitos, na perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais. Essas situações-problema foram elaboradas considerando contextos em que diferentes zonas do perfil conceitual possuem valor pragmático. A análise das respostas foi realizada de acordo com os padrões temáticos de Lemke, que estabelece relações semânticas de acordo com as interações discursivas. Os resultados apontam a emergência de duas zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade, perceptiva/intuitiva e empírica, no entanto, nem sempre foi possível identificar um modo de pensar sobre esses conceitos, pois os estudantes evitaram utilizar o conceito de entropia, buscando utilizar outros conceitos estudados no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Cleiça Rafaela de Almeida Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Química e Mestra em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Educação Básica.

E-mail: cleica.rafaela@yahoo.com.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6860-5717

 

Flávia Cristiane Vieira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Química, Mestra e Doutora em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE (UAST/UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPE (PPGECM/UFPE). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Química.

E-mail: flavia.vsilva@ufrpe.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-9044-6863

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e Doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor do Departamento de Química da UFRPE (DQ/UFRPE), do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPE (PPGECM/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE (PPGEC/UFRPE). Líder do Grupo de Investigação e Diálogos no Ensino de Química (GIDEQ).

E-mail: euzebiosimoes@gmail.com

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5599-5047

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Publicado

27/02/2023

Como Citar

de Almeida Guimarães, C. R., Vieira da Silva, F. C., & Simões Neto, J. E. (2023). MODOS DE PENSAR OS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADE UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA. HOLOS, 1(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14429

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