MODOS DE PENSAR OS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADE UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA
Palavras-chave:
Perfil Conceitual, Entropia e Espontaneidade, Situações-problemaResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em nível mestrado, e tem por objetivo analisar os modos de pensar sobre os conceitos de entropia e espontaneidade que emergem nas respostas de estudantes de licenciatura a três situações-problema, integrantes de uma sequência didática para discussão desses conceitos, na perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais. Essas situações-problema foram elaboradas considerando contextos em que diferentes zonas do perfil conceitual possuem valor pragmático. A análise das respostas foi realizada de acordo com os padrões temáticos de Lemke, que estabelece relações semânticas de acordo com as interações discursivas. Os resultados apontam a emergência de duas zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade, perceptiva/intuitiva e empírica, no entanto, nem sempre foi possível identificar um modo de pensar sobre esses conceitos, pois os estudantes evitaram utilizar o conceito de entropia, buscando utilizar outros conceitos estudados no Ensino Médio.
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