FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.2916Palavras-chave:
Formação docente, Educação Profissional, Formação pedagógicaResumo
Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.
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