FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU

Terezinha Rosa de Aguiar Souza, João Felipe Souza

Resumo


Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.


Palavras-chave


Formação docente; Educação Profissional; Formação pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


Araújo, R. M. de L. (2008). Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: Por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação. 17(2), 31-52.

Carvalho, R. I. B. (2012). A prática pedagógica do bacharel professor da área de comunicação social. Tese de doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Durrive, L. (2011). A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: Esclarecimentos complementares de Pierre Pastré e Yves Schwartz. Trabalho Educação e Saúde. 9(1), 47-67.

Freitas, D. A.; Santos, E. M. S.; Lima, L. V. S.; Miranda, L. N.; Vasconcelos, E. L.; & Nagliate, P. C. (2016). Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface. 20(57), 437-448.

Guedes, I. A. C; & Sanchez, L. B. (2017). A formação docente para a educação profissional técnica e sua influência na atuação dos professores do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá: um estudo de caso. Holos. 07(33), 238-252.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. Recuperado 22 de novembro de 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lima, A. D.; Silva, J. A. (2012). Práticas pedagógicas: os desafios e expectativas de ser professor do ensino superior. An. Sciencult. 4(1), 15-21.

Macenhan, C.; Tozetto, S. S.; & Brandt, C. F. (2016). Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Práxis Educativa. 11(2), 505-525.

Machado, L. R. de S. (2008). Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 1, 8-22.

Marques, M. O. (2003). A formação profissional de Educação. Ijuí(RS): Editora Unijuí.

Oliveira, V. S.; & Silva, R. F. (2012). Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos. 2(28), 193-205.

Pereira, L. A. C. (2004). A formação de professores e a capacitação de trabalhadores da educação profissional e tecnológica. Anais do Fórum de Educação Profissional, Brasília, DF.

Pivetta, H. M. F. (2006). Concepções de formação e docência dos professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano. Dissertação de mestrado, Universidade de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Sampaio, M. V. D. (2013). Educação Profissional: a expansão recente do IFRN e a absorção local dos egressos no mercado de trabalho. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Seixas, R. H. M.; Calabró, L.; & Sousa, D. O. (2017). A formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema. 14(1), 289-303.

Santos, A.; Suanno, M. V. R. & Suanno, J. H. (Org.). (2003). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Editora Sulina.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.2916



 

HOLOS IN THE WORLD