MODOS DE PENSAR OS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADE UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA

Autores

Palavras-chave:

Perfil Conceitual, Entropia e Espontaneidade, Situações-problema

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em nível mestrado, e tem por objetivo analisar os modos de pensar sobre os conceitos de entropia e espontaneidade que emergem nas respostas de estudantes de licenciatura a três situações-problema, integrantes de uma sequência didática para discussão desses conceitos, na perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais. Essas situações-problema foram elaboradas considerando contextos em que diferentes zonas do perfil conceitual possuem valor pragmático. A análise das respostas foi realizada de acordo com os padrões temáticos de Lemke, que estabelece relações semânticas de acordo com as interações discursivas. Os resultados apontam a emergência de duas zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade, perceptiva/intuitiva e empírica, no entanto, nem sempre foi possível identificar um modo de pensar sobre esses conceitos, pois os estudantes evitaram utilizar o conceito de entropia, buscando utilizar outros conceitos estudados no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiça Rafaela de Almeida Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Química e Mestra em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Educação Básica.

E-mail: cleica.rafaela@yahoo.com.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6860-5717

 

Flávia Cristiane Vieira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Química, Mestra e Doutora em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE (UAST/UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPE (PPGECM/UFPE). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Química.

E-mail: flavia.vsilva@ufrpe.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-9044-6863

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e Doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor do Departamento de Química da UFRPE (DQ/UFRPE), do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPE (PPGECM/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE (PPGEC/UFRPE). Líder do Grupo de Investigação e Diálogos no Ensino de Química (GIDEQ).

E-mail: euzebiosimoes@gmail.com

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5599-5047

Referências

Almeida, U. F. (2011). Sobre o conceito de entropia nos livros didáticos brasileiros para o Ensino Médio. (Monografia). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Amaral, E. M. R. (2004). Perfil conceitual para a segunda lei da termodinâmica aplicada as transformações químicas: a dinâmica discursiva em uma sala de aula de Química do Ensino Médio. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

Amaral, E. M. R, & Mortimer, E. F. (2004). Un perfil conceptual para entropía y espontaneidade: una caracterización de las formas de pensar y hablar em el aula de química. Educación Química, 3, 60-75.

Amaral, E. M. R., Mortimer, E. F., & Scott, P. (2014). A conceptual profile of entropy and spontaneity: characterizing modes of thinking and ways of speaking in the classroom. In E. F. Mortimer & C. N. El-Hani (eds). Conceptual Profiles: A theory of teaching and learning scientific concepts. Springer.

Amaral, E. M. R., Silva, J. R. R. T., & Sabino, J. D. (2018). Analysing processes of conceptualization for students in lessons on substance from the emergence of conceptual profile zones. Chemistry Education Research and Practice, extra, 399.

Araújo, A. O. (2014). O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Atking, P., & Paula, J. (2010). Físico-Química. (8ª ed.). São Paulo: LTC.

Colovan, S. C. T., & Silva, D. A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito. Ciência & Educação, 11(1), 90-117.

Cunha, F. A. R., Santos, O. P., & Queiroz, J. R. O. (2013). O ensino de entropia com enfoque na histórica da ciência. In Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo, Brasil (pp. 1-8). Águas de Lindóia.

Diniz Júnior, A. I., Silva, J. R. R. T., & Amaral, E. M. R. (2015). Zonas do perfil conceitual de calor que emergem na fala de professores de química. Química Nova na Escola, 37(esp.), 55-67.

Guimarães, C. R. A., Silva, F. C. V., & Simões Neto, J. E. (2019). Modos de pensar sobre entropia e espontaneidade de licenciandos em química a partir da teoria dos perfis conceituais. Actio: Docência em Ciências, 4(2), 15-29.

Lemke, J. (1997). Aprender a hablar ciencia. Lenguaje, Aprendizaje y Valores. Barcelona: Paidós.

Meirieu, P. (1998). Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed.

Mortimer, E. F. (2000). Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: EdUFMG.

Mortimer, E. F. (2001). Perfil Conceptual: modos de pensar y formas de hablar em las aulas de ciência. Infancia y Aprendizaje, 24(4), 475-490.

Mortimer, E. F., & El-Hani, C. N. (eds). (2014). Conceptual Profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts. Springer.

Ribeiro, A. J. (2013). Elaborando um perfil conceitual de equação: desdobramentos para o ensino e a aprendizagem de matemática. Ciência & Educação, 19(1), 55-71.

Silva, F. C. V., & Simões Neto, J. E. Reflexões sobre duas experiências com situação-problema na formação inicial de professores de Química. In: Nunes, A. O., & Dantas, J. M. Educação Química & Licenciatura – Propostas e Reflexões. São Paulo: Livraria da Física (pp. 141-173).

Silva, F. C. V. (2017). Análise de diferentes modos de pensar e formas de falar o conceito de ácido/base em uma experiência socialmente situada vivenciada por licenciandos em Química. (Tese de Doutorado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Brasil.

Simões Neto, J. E., Silva, J. R. R. T., Cruz, M. E. B., & Amaral, E. M. R. (2015). Una secuencia didáctica para abordar el concepto de calor en la enseñanza de estudiantes preuniversitarios. Formación Universitaria, 8, 03-10.

Publicado

27/02/2023

Como Citar

de Almeida Guimarães, C. R., Vieira da Silva, F. C., & Simões Neto, J. E. (2023). MODOS DE PENSAR OS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADE UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA. HOLOS, 1(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14429

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.