CONTEÚDO DE ENTROPIA NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E ABORDAGEM HISTÓRICA

Autores

  • Zanoni Tadeu Saraiva dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2008.180

Resumo

RESUMO O ensino da segunda lei da termodinâmica e do seu conceito, associado à entropia, tem sido considerado problemático por vários autores. Nesse trabalho iremos compilar os problemas levantados por alguns destes autores na perspectiva de sintetizar as questões e soluções sugeridas, como forma de ampliar a discussão sobre como tratar didaticamente a segunda lei da termodinâmica e a entropia na Física do ensino médio. Fizemos um breve levantamento da abordagem dada ao assunto pelos livros didáticos e propomos que a história e a epistemologia da ciência tenham um papel estruturante em uma prática educativa pautada pelo diálogo. Sugerimos, como parte da construção de um caminho para a entropia, o estabelecimento de três momentos epistemológicos dentro da história da termodinâmica. Esses três momentos serão os balizadores de uma abordagem mais significativa no sentido de que a história da ciência não tenha apenas um papel periférico para o estudo da segunda lei e da entropia. Palavras-chave: Termodinâmica, entropia, ensino, história da ciência. TEACHING ENTROPY IN SECONDARY PHYSICS: ANALYSIS OF TEXTBOOKS AND A HISTORICAL APPROACH. ABSTRACT Many authors consider teaching the second law of thermodynamics historically problematic. In this paper we will compile problems raised by some of these authors in the perspective of synthesizing questions and solutions suggested, as a mean to widen the discussion on how to treat didactically the second law and entropy in high school level. We did a brief review on how textbooks approach this subject and came to a conclusion that the history of science and the study of relationships among, science, technology and society should be considered as integrating part of any didactical approach grounded in a dialogical educational view. We suggest as part of a way to entropy, the establishment of three epistemological moments within the history of thermodynamics. These three moments will serve as guiding elements for a more meaningful approach, in a sense that the history of science will not only play a peripheral role in the didactic treatment of entropy and the second law of thermodynamics. Keywords: Thermodynamics, entropy, teaching, history of science.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

02/03/2009

Como Citar

Saraiva dos Santos, Z. T. (2009). CONTEÚDO DE ENTROPIA NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E ABORDAGEM HISTÓRICA. HOLOS, 3, 75–84. https://doi.org/10.15628/holos.2008.180

Edição

Seção

ARTIGOS