MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE CROSSFIT

MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE CROSSFIT: VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PSICOMÉTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17174

Palavras-chave:

Motivação, Teoria da Autodeterminação, Crossfit

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo utilizar a teoria da autodeterminação para avaliar a qualidade motivacional em praticantes de Crossfit e buscar por correlações entre a qualidade motivacional medida e a satisfação autorrelatada das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e pertencimento. Os dados foram coletados a partir de um instrumento psicométrico (escala) validada e aplicada a 301 indivíduos praticantes de Crossfit em diversos boxes de várias cidades. Nossos resultados informam que a grande maioria dos praticantes de Crossfit tem motivação autônoma. Revelou também que essa motivação é independente de sexo, idade e tempo de prática. Além disso, observamos que os participantes relataram um alto grau de satisfação das necessidades psicológicas básicas de autonomia, pertencimento e competência.

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Biografia do Autor

Marcelo Nunes Coelho, IFRN-Mossoró

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2007), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014). Possui especialização em Neuropsicopedagogia (2017). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuou principalmente nos seguintes temas: raman scattering, raman, high pressure, molybdate e phase transition. Hoje, desenvolve pesquisas em temas relacionados ao ensino de física, principalmente em temas relacionados á aprendizagem conceitual de física (aprendizagem significativa, mudança conceitual e perfil conceitual), à história e filosofia da ciência no ensino de ciências e à motivação para o ensino e a aprendizagem. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO-UERN/UFERSA/IFRN) e do Doutorado da Rede Nordeste em Ensino (RENOEN) polo IFRN.

Alessandro Dantas, Instituto Valoriza

Pós-Graduando em Ciência de alta performance e prevenção de lesão na UNIGUAÇU

alessandrodantas01@hotmail.com

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Publicado

12/11/2024

Como Citar

Nunes Coelho, M., & Dantas, A. (2024). MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE CROSSFIT : MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE CROSSFIT: VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PSICOMÉTRICO. HOLOS, 5(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17174

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