MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE CROSSFIT
MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE CROSSFIT: VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PSICOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17174Palavras-chave:
Motivação, Teoria da Autodeterminação, CrossfitResumo
Essa pesquisa teve como objetivo utilizar a teoria da autodeterminação para avaliar a qualidade motivacional em praticantes de Crossfit e buscar por correlações entre a qualidade motivacional medida e a satisfação autorrelatada das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e pertencimento. Os dados foram coletados a partir de um instrumento psicométrico (escala) validada e aplicada a 301 indivíduos praticantes de Crossfit em diversos boxes de várias cidades. Nossos resultados informam que a grande maioria dos praticantes de Crossfit tem motivação autônoma. Revelou também que essa motivação é independente de sexo, idade e tempo de prática. Além disso, observamos que os participantes relataram um alto grau de satisfação das necessidades psicológicas básicas de autonomia, pertencimento e competência.
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